Futebol/Copa São Paulo de Juniores - ( - Atualizado )

Único usado por Kleina, Thiago Martins se espelha em “líder” Henrique

Bruno Landi, especial para a GE.net São Paulo (SP)

Se há um jogador que tem chances concretas de subir ao profissional do Palmeiras após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior ele é Thiago Martins. Dono de um estilo técnico, bom posicionamento e grande impulsão, o zagueiro vem chamando a atenção nas categorias de base alviverde e já assumiu a reponsabilidade de tentar levar o Verdão ao primeiro título do torneio, disputado a partir de 3 de janeiro, no estado de São Paulo.

Nascido em São João Evangelista, interior de Minas Gerais, o defensor de 18 anos chegou aos times de baixo do Palmeiras na metade do ano passado, após mostrar serviço pelas divisões de base do Mogi Mirim. No último mês, destacou-se na campanha do time sub-20, vice-campeão brasileiro após derrota para o Internacional, em Porto Alegre. Antes disto, no entanto, já havia sido chamado por Gilson Kleina para integrar o elenco profissional do Palmeiras nas partidas diante de Icasa e Chapecoense, pelo segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Zagueiro técnico, Thiago Martins sonha com o profissional
Foi titular da defesa alviverde no duelo contra a equipe catarinense e, assim, tornou-se o único atleta do grupo que disputará a Copinha, a partir de janeiro, a já ter sido escalado por Gilson Kleina. Ainda tímido, mas muito consciente, o zagueiro foi o que mais atraiu as atenções da imprensa no treinamento do time sub-19 do Palmeiras nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda. Ainda cansado pelo exaustivo treinamento comandado pelo técnico Diogo Giacomini, o zagueiro comentou como foi a sua passagem na equipe principal do Verdão, disse se espelhar em Henrique e admitiu o desejo de subir, de fato, ao profissional nos próximos dois anos.

“Isto depende muito da comissão técnica, mas eu vou buscar. Tentar encontrar um espaço com o meu trabalho e lutar até o último minuto para ganhar um lugar aqui no time principal do Palmeiras”, declarou Thiago, antes de revelar como foram os momentos sob o comando do treinador da equipe principal. “O contato foi muito bom, o Gilson Kleina sempre apoiou, conversou bastante com os meninos que participaram do profissional, tanto comigo, quanto com o Renatinho, o Bruno Dybal, e nos deu muita força”, disse.

“Ele optou por me descer de novo para o Sub-20 para ganhar mais experiência, disputar campeonatos novos, mas ter ficado um tempo no elenco de cima foi um prazer imenso, poder conviver com jogadores como o Henrique, Wesley, Vilson, é sempre muito bom”, acrescentou o defensor, que ainda contou em qual atleta do atual elenco alviverde se inspira para brilhar nas categorias de base.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Fã de Henrique, o defensor é o único jogador do elenco que jogará a Copinha a já ter sido utilizado por Kleina

“Eu me espelho muito no Henrique. Tanto no jeito de jogar, na conduta dentro de campo, quanto na postura dele fora dos jogos. Ele é um líder, o capitão do time de cima. A gente sempre tem contato, nos treinamentos, nas conversas no CT, e a intenção é pegar o máximo de experiência possível para fazer o mesmo sucesso que ele faz”, acrescentou.

Além de Thiago Martins, outro jogador do Verdão que disputará a Copinha de 2014 e já participou do time de cima é o goleiro Vinícius. Diferente do zagueiro, porém, o arqueiro não entrou em campo pelos profissionais. Ficou apenas no banco de reservas nas partidas contra Chapecoense e Boa Esporte Clube, pelo final da Série B. Assim, não tem pressa para fazer a sua estreia na equipe comandada por Gilson Kleina.

“Eu acho que tenho que ter um pouco de calma, querer jogar no time de cima, obviamente, eu quero, mas é necessário respeitar os goleiros que já estão lá, o Fernando (Prass), Fábio, Bruno, todo mundo está treinando muito bem. Então, eu tenho que me manter focado, trabalhando bem aqui na base, com calma, que, com certeza, a minha vez vai chegar”, finalizou Vinícius.

O Palmeiras está no Grupo H da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sediado em São Carlos, interior de São Paulo. A equipe alviverde enfrenta Fluminense de Feira (BA), Piauí EC (PI) e São Carlos (SP) na primeira fase do torneio, e estreia no dia 4 de janeiro, às 19 horas (de Brasília), diante do time baiano. Nas 43 edições já disputadas da Copinha, o Verdão nunca se sagrou campeão. Foi vice em 1970 e 2003, e tentará, em 2014, encerrar a sina de ser o único grande paulista a nunca ter erguido a taça.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Titular no sub-19, Vinícius já foi relacionado para partidas do profissional, mas ainda sonha em entrar em campo

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade