Futebol/Copa São Paulo de Juniores - ( - Atualizado )

Vice no Brasileiro Sub-20 motiva Palmeiras a inédito título da Copinha

Bruno Landi, especial para a GE.net São Paulo (SP)

O Palmeiras é o único dos quatro clubes grandes da capital paulista que nunca conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nas 43 edições já disputadas do torneio mais tradicional da base brasileira, o máximo que o Verdão já atingiu foi o vice-campeonato, em 1970 e 2003. Para 2014, porém, o cenário é um dos melhores possíveis. Com um time sub-19, limite da Copinha, o Alviverde surpreendeu e chegou à final do Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado em Porto Alegre no último mês, sendo derrotado apenas pelo Internacional na grande decisão. Para o elenco que, a partir de 4 de janeiro, entrará em campo para estrear na Copa São Paulo, a campanha realizada em solo gaúcho é uma grande motivação na busca do inédito título.

“Dentro do planejamento das categorias de base, ter chegado até à final foi como conquistar um título, porque o nosso pensamento é dar experiência, rodagem, para estes meninos. Eles fizeram sete jogos fantásticos no Rio Grande do Sul, atuando contra as melhores equipes do futebol brasileiro, e, dentro do nosso planejamento, atingiram todos os objetivos”, disse o técnico Diogo Giacomini, antes de seguir ressaltando a importância do vice-campeonato brasileiro.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Ex-Atlético-MG, o técnico Diogo Giacomini será o responsável por comandar o Palmeiras na Copinha
De acordo com o comandante, o fato de os jogadores terem ficado quase um mês convivendo diariamente pode ser o diferencial do Verdão na disputa da Copa São Paulo. “Eu acho que esta disputa do Brasileiro Sub-20 serviu para fortalecer o espírito de grupo, nós ficamos mais 20 dias concentrando, almoçando, treinando, indo para os jogos juntos. Além do mais, conseguimos estreitar as relações com os atletas que chegaram na metade da temporada. Então, certamente, o vice-campeonato em Porto Alegre dará muita coisa boa não só para a disputa da Copa São Paulo, como também para a carreira deles”, acrescentou.

Dentro do elenco alviverde que disputou o Brasileiro Sub-20, não houve jogadores com mais de 19 anos. Como na Copa São Paulo de Futebol Júnior o limite é exatamente este, o Palmeiras teve tempo de entrosar a sua equipe e demonstrar bons valores para o torneio que inaugurará a próxima temporada. A dupla de zaga, formada pelo capitão Gabriel Dias e o talentoso Thiago Martins, que, inclusive, já foi aproveitado por Gilson Kleina no time profissional, é o destaque da equipe, que ainda conta com o bom goleiro Vinícius e os habilidosos meias Christopher e Juninho.

“Fizemos uma boa campanha em um campeonato muito difícil, que contou com os 20 principais clubes do País, estamos felizes com o vice-campeonato, mas o pensamento agora é todo na Copa São Paulo. O torneio é muito duro, conta com muitas equipes, mas estamos preparados para chegar à final e lutar pelo título”, disse Gabriel Dias. “Eu acho que desta vez dá para a gente erguer a taça. Fizemos uma campanha muito boa no Brasileiro Sub-20 e estamos motivados para buscar esta conquista inédita”, acrescentou Vinícius.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Capitão, o zagueiro Gabriel Dias é um dos destaques do time que buscará o primeiro título de Copa São Paulo

Para Thiago Martins, que foi escalado no time profissional na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, diante da Chapecoense, o ano de 2014 tem tudo para consagrar a base do Palmeiras com o título da Copinha. “Vamos em busca disto, sabemos que encontraremos muitas dificuldades, mas, com a união que esse time vem tendo desde a disputa do Brasileiro, podemos ir muito longe. Tomara que até à conquista deste título inédito para a torcida do Palmeiras”, declarou o defensor, antes de admitir uma maior responsabilidade pelo fato de 2014 representar o ano do centenário alviverde.

“Pressão sempre vai existir, ainda mais no ano do centenário, e a gente tem que saber lidar com ela. Mas tudo depende da busca. Se conquistarmos este título (Copa São Paulo), além de valorizar a nossa geração, vamos entrar para a história do Palmeiras e coroar o trabalho que estamos realizando durante todo o ano”, encerrou.

O Verdão está no Grupo H da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sediado em São Carlos, interior de São Paulo. A equipe da capital enfrenta Fluminense de Feira (BA), Piauí EC (PI) e São Carlos (SP) na primeira fase do torneio, e estreia no dia 4 de janeiro, às 19 horas (de Brasília), diante do time baiano. Nas 43 edições já disputadas da Copinha, o Palmeiras nunca se sagrou campeão. Foi vice em 1970 e 2003, e tentará, em 2014, encerrar a sina de ser o único grande paulista a nunca ter erguido a taça.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Único a já ter sido aproveitado por Gilson Kleina no time principal, o zagueiro Thiago Martins está confiante

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade