Futebol/Campeonato Gaúcho - ( - Atualizado )

Brasil de Pelotas perde pênalti no fim e empata com o Grêmio sub-23

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O time sub-23 do Grêmio foi dominado pelo Brasil de Pelotas na maior parte do tempo, mas conseguiu sair do Bento Freitas com um valioso empate na noite desta quarta-feira. Gustavo Papa abriu o placar para a equipe da casa, mas Everton, em uma das únicas chances tricolores na partida, empatou, deixando o placar em 1 a 1. O time da casa desperdiçou um pênalti no último lance do jogo, com Rafael Forster batendo alto demais.

O Brasil pressionou o Grêmio, fez 1 a 0 cedo e dominou as ações na etapa inicial, criando perigo constantemente e não deixando o Tricolor jogar. O domínio prosseguiu no segundo tempo, mas o time pelotense perdeu gols demais e foi punido, cedendo o empate ao Tricolor e frustrando a torcida no Bento Freitas.

O resultado tira os 100% de aproveitamento do Brasil, que é vice-líder do Grupo A, com 7 pontos. O Grêmio segue na liderança do B, com os mesmos 7. O Xavante joga novamente em casa, no domingo, contra o Passo Fundo. O Tricolor, com o titulares, visitará o Juventude, no mesmo dia.

O jogo – O Brasil dominou completamente o primeiro tempo. Como já é tradição, pressionou o Grêmio nos minutos iniciais. Aos três, Alex Amado recebeu na área, girou e chutou pela linha de fundo. O gol não tardaria a vir, e chegou aos cinco: após lançamento buscando Alex Amado, Spessato cortou errado e Gustavo Papa chutou. A bola desviou na zaga e enganou Follmann: 1 a 0.

Mesmo com a vantagem, a equipe pelotense não diminuiu o ritmo. Aos oito, após falha de Cleylton, Papa bateu mascado para defesa de Follmann. Aos 14, foi Breno que errou, mas Washington bateu mal, por cima. O Grêmio, então, passou a controlar melhor o jogo, mas não conseguia agredir o Brasil, que passou a explorar os contragolpes. Num deles, aos 29, Túlio Souza cruzou e Gustavo Papa, na pequena área, cabeceou para fora.

Arte GE.Net
A partir deste lance, o Brasil voltou a pressionar, e esteve bem perto do segundo gol. Aos 33, Túlio Souza recebeu na entrada da área e obrigou Follmann a uma boa defesa. Aos 36, Cleylton falhou novamente e Alex Amado chutou para fora. Dois minutos, mais uma cabeçada para fora de Gustavo Papa. O Grêmio só foi chutar a gol aos 41, em falta batida por Everaldo e tirada de soco por Luiz Müller.

Buscando dar maior agressividade ao time no segundo tempo, Mabília abriu mão do esquema com três volantes e montou o Grêmio com três atacantes, tirando Matheus Barbosa e colocando Everton. Aos oito, o novo atacante gremista chutou de fora da área, Luiz Müller não conseguiu segurar, mas Rafael Forster afastou o perigo. Pouco antes, Cleiton arriscou de fora da área com perigo para o Xavante.

O Brasil seguiu mais perigoso. Primeiro, Cleiton chutou com perigo de longe. A seguir, recebeu passe após ótima jogada de Alex Amado, mas o arremate foi brecado por Rafael Thyere. Aos 14, Gustavo Papa ganhou do goleiro Follmann e não ampliou por detalhe. O goleiro se recuperaria aos 21 e aos 22, fazendo duas defesas cara a cara com o perigoso Alex Amado.

Porém, de tanto perder gols, o Brasil foi punido. Aos 25, Everaldo ganhou dividida na raça, tocou para Felipe Ferreira, e dele saiu passe perfeito buscando Luan. O atacante gremista entrou livre e tocou com categoria por cima de Luiz Müller: 1 a 1. O Brasil sentiu o baque do empate inesperado e passou a ter dificuldades para criar perigo. Só aos 42 o time da casa chegou perto de marcar: Cirilo desviou de cabeça após cobrança de falta e Follmann fez um milagre, buscando a bola embaixo, sobre a linha. Aos 46, Rafael Forster bateu falta forte, alto, por cima do gol.

No último minuto, pênalti para o Brasil: Márcio Hahn tabelou com Nena e foi derrubado na área por Breno. Na cobrança, Rafael Forster isolou, mandando alto demais por cima do travessão.

Resultados desta quarta-feira pelo Gauchão
São José 2 x 0 Passo Fundo
Internacional 2 x 1 São Paulo-RS
Veranópolis 2 x 1 Novo Hamburgo
Aimoré 1 x 1 São Luiz
Lajeadense 2 x 0 Pelotas
Esportivo 0 x 0 Caxias
Brasil/Pe 1 x 1 Grêmio

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade