Futebol/Campeonato Espanhol - ( - Atualizado )

Espetaculares Barça e Atlético de Madrid duelam em ‘final’ do 1º turno

Madri (Espanha)

Aqueles que defendem os campeonatos de pontos corridos costumam dizer que tal formato proporciona, aos torcedores, mais de uma final ao longo das 38 rodadas. Neste sábado, às 17 horas (de Brasília), a primeira decisão do Campeonato Espanhol será disputada. Empatados na liderança da Liga BBVA com 49 pontos, Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam, no Vicente Calderón, em um duelo classificado como a “final do primeiro turno” da competição nacional.

Primeiro, porque o jogo é válido pela 19ª e última rodada da metade inicial da competição. Segundo, porque ambas as equipes fazem campanhas espetaculares e dividem a liderança do Espanhol. Em 18 partidas até aqui, os dois times somam 16 vitórias, um empate e somente uma derrota. O Barça, no entanto, leva vantagem no saldo de gols (41 x 36). Algo que mudará se houver um vencedor no jogo do Vicente Calderón.

Comparando apenas o momento dos dois clubes, o Atlético de Madrid leva vantagem. O time da capital não perde no campeonato desde o dia 19 de outubro, quando foi derrotado pelo Espanyol por 1 a 0, em jogo válido pela 9ª rodada. De lá para cá, passaram-se nove jogos, com oito vitórias e apenas um empate. Dentro de casa, os Colchoneros venceram todos os seus compromissos, marcando 33 gols e sofrendo apenas seis.

O Barça, por sua vez, amargou sua primeira – e até agora única – derrota no Campeonato Espanhol na 15ª rodada: 1 a 0 para o Athletic Bilbao. Antes disto, a última partida na qual a equipe catalã não havia somado os três pontos fora diante do Osasuna, longe de seus domínios, pela 9ª rodada. Fora do Camp Nou, os comandados de Gerardo Martino acumulam sete vitórias, um empate e somente uma derrota em nove confrontos.

AFP
No Barcelona há pouco tempo, Neymar tem bom retrospecto jogando contra o Atlético no Vicente Calderón

Apesar de tantos números, a melhor notícia para o Atlético de Madrid pode vir do banco de reservas rival. Isto porque, nele, possivelmente estará sentado Lionel Messi, que ficou dois meses sem jogar por causa de lesão na coxa esquerda, mas ainda não deverá ser titular. O argentino voltou na última quarta-feira, contra o Getafe, pelas oitavas de final da Copa do Rei, e marco, logo de cara, dois gols. Mas, segundo a imprensa espanhola, o técnico azul-grená não quer arriscar, e manterá o camisa 10 entre os suplentes.

Outro problema pode ser Neymar. O brasileiro não entrou em campo no meio de semana por causa de uma gastroenterite e, antes disto, só atuou por 10 minutos diante do Elche, no primeiro jogo da equipe no ano. Ele foi relacionado para pegar o Atlético, mas, assim, como Messi, pode iniciar o jogo no banco. Foi de lá, inclusive, que o camisa 11 saiu para marcar um gol, empatar a partida e garantir, após a igualdade por 0 a 0 no confronto da volta, no Camp Nou, o título da Supercopa da Espanha ao Barça, no único confronto ante o Atlético neste ano.

Os comandados de Diego Simeone, aliás, não terão nenhum problema para mandar a campo a escalação considerada titular. O lateral-direito Juanfran, que estaria suspenso, teve a sua punição retirada pela Federação Espanhola de Futebol, e poderá jogar. Além dele, os destaques da equipe, Miranda, Arda Turan, David Villa e Diego Costa estarão entre os onze iniciais. Para o meio-campista português Tiago, o jogo será um grande espetáculo para os espectadores.

“O Barcelona é uma grande equipe, cheia de estrelas. É, também, um time acostumado a ganhar, eles são os atuais campeões espanhóis. Seguramente, será uma partida duríssima, porque eles estão com muita vontade e também nos respeitam, já que sabem que terão um rival complicado. Por isto, acredito que será um grande espetáculo”, avaliou.

Atlético de Madrid e Barcelona se enfrentam neste sábado, às 17 horas (de Brasília), no Vicente Calderón, em Madri. O jogo, válido pela 19ª rodada do Campeonato Espanhol, vem sendo classificado como a final do 1º turno da competição nacional, já que confrontará os dois líderes da atual edição da Liga BBVA com as melhores campanhas da história.

AFP
Brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa quer manter a boa fase diante do poderoso Barcelona

Confira as partidas deste sábado pela 19ª rodada do Espanhol

Athletic Bilbao x Almeria
Celta x Valencia
Atlético de Madri x Barcelona
Elche x Sevilla

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade