Futebol/Campeonato Espanhol - ( - Atualizado )

Defendendo tabu, Barcelona recebe Málaga buscando manter liderança

Barcelona (Espanha)

Na noite deste domingo, no Camp Nou, o Barcelona precisa vencer o Málaga para manter a ponta da tabela do Campeonato Espanhol. Favorita no confronto, a equipe azul e grená ainda tem o retrospecto do confronto a seu favor, já que defende invencibilidade de dez anos contra o adversário deste domingo.

O Málaga não sai satisfeito de campo após enfrentar o Barça desde dezembro de 2003, quando goleou por 5 a 1. De lá para cá, foram dois empates e 16 triunfos do time catalão, que fez quatro ou mais gols em metade dos confrontos. Com o histórico a seu lado, os blaugrana buscam o triunfo para chegar a 54 pontos no Espanhol e garantir a manutenção da ponta da tabela.

Apesar de não ter perdido nenhum de seus 11 últimos compromissos, o Barça empatou duas das últimas quatro partidas e não vive seu melhor momento na temporada. Em casa, porém, o time catalão é absoluto, tendo vencido os últimos 13 jogos que disputou diante de sua torcida. Por sua vez, o desempenho do Málaga fora de casa é completamente oposto. Com apenas uma vitória nos últimos 13 confrontos longe de seu domínios, os boquerones são os azarões da partida.

AFP
Com torção no tornozelo, atacante brasileiro saiu lesionado da partida contra o Getade, no último dia 16
Apesar de brigar pelo seu 23º título espanhol, o Barcelona vive dias conturbados nos bastidores. Após o jornal El Mundodenunciar desvio de 38 milhões de euros (cerca de R$ 125 milhões) na transação do atacante Neymar, o presidente Sandro Rosell renunciou e não faz mais parte do quadro diretivo do clube.

Durante a semana, a Justiça do país confirmou que vê evidências de crime na contratação do brasileiro e solicitou que a Fifa, o Santos, o Barcelona e o próprio jogador apresentem as documentações referentes à negociação.

Pivô da polêmica, Neymar é um dos desfalques do time catalão para a partida contra o Málaga, já que se recupera de lesão sofrida no tornozelo. No mais, porém, o Barça tem força total no duelo deste domingo e tem no camisa 10 seu grande astro. Mesmo não tendo sido coroado o melhor jogador do mundo pela quinta vez seguida, o argentino segue sendo a principal arma do técnico Tata Martino.

“Messi pode mudar o rumo em qualquer outro jogo. Pode ultrapassar qualquer defesa fechada”, elogia o treinador, relembrando a goleada por 4 a 1 sobre o Levante, na última quarta-feira. “Ele não marcou, mas fez três assistências e temos que pensar que ele joga para a equipe”, conclui Martino.

As equipes sobem ao gramado do Camp Nou às 18 horas (de Brasília) para disputar partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol. Com 51 pontos, o Barcelona começou a rodada na liderança, mas precisa vencer se quiser manter a ponta da tabela.

AFP
Mesmo tendo voltado de lesão recentemente, Messi foi garçom no último jogo do Barça, dando três passes a gol

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade