Futebol Internacional/Bastidores - ( - Atualizado )

Diplomata francês confirma candidatura à presidência da Fifa

Paris (França)

Jérôme Champagne, diplomata francês conhecido por sua atuação no futebol, anunciou nesta segunda-feira que irá se candidatar à presidência da Fifa. A confirmação se dá a mais de ano antes das próximas eleições da entidade, que acontecerão apenas em junho de 2015. O cartola afirma que já conta com o apoio de cinco federações nacionais, requisito para que a candidatura seja validada.

Até o momento, Champagne é o único candidato ao cargo. O atual presidente da entidade que regula o futebol mundial, Joseph Blatter, ainda não confirmou se irá ou não tentar a reeleição. A tendência, no entanto, é de que o cartola suíço de 77 anos, no comando da Fifa desde 1998, se candidate novamente.

A decisão de Champagne já era esperada. O diplomata de 55 anos trabalhou na Fifa durante 11 anos e chegou a ser vice-secretário geral de Joseph Blatter, cargo atualmente ocupado por Jérôme Valcke, considerado braço-direito do atual presidente. O francês acabou demitido da entidade em 2010, após discordâncias com Blatter.

Além de Champagne e Blatter, outro possível candidato é o francês Michel Platini, atual presidente da Uefa. O ex-jogador, no entanto, nega ter decidido tentar se tornar presidente da entidade, mas não descarta a possibilidade.

AFP
Ex-secretário-geral da Fifa, o diplomata Jérôme Champagne anunciou candidatura à presidência da entidade

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade