Futebol/Copa São Paulo de Juniores - ( )

Dupla Gre-Nal abre participação na Copinha neste sábado

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Conhecidos por suas ótimas categorias de base, Grêmio e Internacional abrem, neste sábado, suas respectivas participações na tradicional Copa São Paulo de Juniores. O torneio, que teve início nesta sexta-feira, está em sua 45ª edição. O Tricolor joga no Grupo Q, sediado em Taboão da Serra, enquanto o Colorado está no E, com sede em Marília.

O Grêmio estreia às 10 horas, contra o São Caetano, em busca de seu primeiro título na competição. A melhor participação do Tricolor, que foi semifinalista do recém-finalizado Brasileirão Sub-20, foi o vice-campeonato, em 1991. A chave tem ainda Luverdense e o dono da casa, Taboão da Serra. O time gaúcho enfrentará na segunda rodada a equipe do Mato Grosso, terça-feira, e fecha sua participação na etapa inicial contra a equipe mandante do grupo, no próximo dia 10.

A maior dificuldade gremista para obter o título inédito está no fato de que o clube não será representado por seu plantel sub-20, mas pelo sub-19. O motivo é simples: é a equipe sub-20 que jogará as primeiras rodadas do Gauchão 2014, já que o elenco principal esticará sua pré-temporada para além do início do estadual.

“Após a disputa da Copa FGF Sub-19, os atletas receberam uma semana de folga e recuperaram o desgaste da competição. No retorno, tivemos 33 dias de preparação especifica para a Taça São Paulo, tanto na questão técnica quanto na parte física. Aproveitamos para observar formações diferentes na composição da equipe e, no geral, somando os amistosos realizados, o desempenho foi muito bom”, analisa o técnico James Freitas.

Já o Inter sai em busca do pentacampeonato da Copinha. O último título colorado foi em 1998, quando bateu a Ponte Preta na final – a equipe ganhou o torneio também em 1974, 1978 e 1980. O Colorado estreia também neste sábado, às 17 horas, contra o Rio Claro. Enfrentará o Brasília na próxima terça e o anfitrião Marília no próximo dia 10.

O Colorado começará o Gauchão com alguns dos jogadores do seu time Sub-20. A fase na base do Inter é ótima: a equipe acabou de sagrar-se campeã brasileira da categoria, no torneio disputado em Porto Alegre, derrotando o Palmeiras na decisão. As partidas do grupo do time gaúcho serão disputadas no Estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz-SP, já que o estádio Bento de Abreu, de Marília, foi interditado pela Justiça.

Tabela do Grêmio na fase de grupos da Copinha:

Sábado, 04/01, 10h – Grêmio x São Caetano
Terça, 07/01, 19h – Grêmio x Luverdense
Sexta, 10/01, 16h – Grêmio x Taboão da Serra

Tabela do Inter na fase de grupos da Copinha:

Sábado, 04/01, 17h – Inter x Rio Claro
Terça, 07/01, 21h – Inter x Brasília
Sexta, 10/01, 19h – Inter x Marília

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade