Futebol/Campeonato Gaúcho - ( - Atualizado )

Grêmio sub-23 bate Lajeadense no fim e se recupera no Gauchão

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O time sub-23 do Grêmio ganhou sua primeira partida no Campeonato Gaúcho de 2014. Nesta quinta, a equipe do técnico Marcelo Mabília derrotou o Lajeadense por 2 a 1, na Arena. Everton abriu o placar na etapa inicial, Gabriel Atz empatou de cabeça aos 30 do segundo tempo, mas Leandro Canhoto, de pênalti, deu a vitória ao Tricolor aos 41 da etapa complementar.

O primeiro tempo foi movimentado. O Lajeadense ameaçou dominar o jogo nos primeiros minutos, mas o Grêmio se impôs, fez 1 a 0 e terminou a etapa inicial dominando o adversário. A etapa final transcorreu em ritmo bem menos acelerado. O Lajeadense, de tanto insistir nos escanteios, chegou ao empate desta maneira, aos 30, com o zagueiro Gabriel Atz. No fim, após ótima jogada de Luan (grande destaque da partida), o time da casa teve um pênalti a seu favor. Canhoto definiu a vitória.

Com a vitória, o Grêmio subiu para o quinto lugar do grupo B no Gauchão, com três pontos. O Lajeadense, com um, é o penúltimo da chave A. O Tricolor estreará seus titulares no próximo domingo, diante do Aimoré, novamente na Arena. Já a equipe de Lajeado visitará o São Luiz, também no domingo, em Ijuí.

Lucas Uebel/GFBPA
Com gol de Canhoto no fim, time B do Grêmio enfim pôde comemorar no Campeonato Gaúcho
O jogo – O técnico Marcelo Mabília foi obrigado a mudar o Grêmio em três posições em relação ao jogo de estreia, contra o São José. Tinga, Matheus Biteco e Yuri Mamute, convocados para a Seleção Brasileira sub-21, deram lugar a Spessato, Guilherme Amorim e Everton.

Na Arena vazia, a primeira chance foi do Lajeadense. Aos 10 minutos, Gabriel Atz ganhou pelo alto em cobrança de escanteio e cabeceou por cima. O Grêmio respondeu aos 14, com Everton, que cabeceou cruzamento de Jeferson para defesa de Eduardo Martini. Aos 19, Luan chutou perigosamente por cima.

Depois de um período de domínio gremista, a partida entrou em declínio. Lance de perigo novamente só aos 32, em chute longo de Rennan desviado por Follmann. Aos 35, novo chute de Rennan de fora da área, e o goleiro gremista novamente teve trabalho. Aos 36, porém, Follmann saiu errado após escanteio e Gabriel Atz cabeceou no travessão.

Quando o Lajeadense parecia próximo do gol, foi o Grêmio que abriu o placar: Breno fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para a finalização de Everton, que fez 1 a 0. No finzinho, o atacante gremista quase fez seu segundo gol na partida, arriscando colocado para ótima espalmada de Eduardo Martini.

Arte GE.Net
O segundo tempo começou sonolento. Sem criatividade, o Lajeadense levou relativo perigo aos nove minutos, em cabeçada desviada de Rennan. O Grêmio dominou as ações, mas não tinha conclusão. Depois de quase 20 minutos sem lances de perigo, o time de Lajeado quase empatou aos 27, em cabeçada perigosa de Gabriel Atz após escanteio. O Grêmio respondeu no minuto seguinte: Luan fez excelente jogada, dando meia-lua em Gabriel Atz, mas chutou na rede pelo lado de fora.

Aos 30, o Lajeadense chegou ao empate. Primeiro, Follmann saiu errado e a zaga tirou em cima da linha. Na cobrança de escanteio, mais uma vez Gabriel Atz subiu livre, e desta vez marcou de cabeça. O time visitante se animou com o empate. Aos 35, Follmann defendeu chute perigoso de Japa, após saída de bola errada da zaga gremista. O Tricolor chegou no minuto seguinte em chute de Spessato defendido em dois tempos por Eduardo Martini.

Aos 40, pênalti para o Grêmio: Leandro Canhoto tabelou com Luan, que invadiu a área foi derrubado por Bruno Oliveira, que levou cartão vermelho no lance. Canhoto bateu e fez, dando a vitória ao Tricolor.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade