Futebol/Campeonato Paulista - ( )

Jogo-treino desta terça pode definir estreia de Lúcio contra Comercial

William Correia São Paulo (SP)

Surpreendida pela luxação de Tiago Alves no ombro direito logo na primeira partida da temporada, a comissão técnica olhará com mais atenção ainda a participação de Lúcio em jogo-treino na tarde desta terça-feira. Na Academia de Futebol, contra o São Caetano, o zagueiro pode até convencer que tem condições de, ao menos, ser relacionado diante do Comercial, na quinta-feira.

A ideia era ter calma com o veterano, tanto que o defensor e Gilson Kleina nem se arriscaram a estipular uma data de estreia. Mas a condição física do titular da Seleção Brasileira nas três últimas Copas do Mundo surpreendeu. Caso demonstre que adquiriu ritmo, deve ir para Ribeirão Preto.

Lúcio não joga desde julho e passou os últimos meses de 2013 treinando sob a supervisão de um preparador físico particular. Começou a treinar no Verdão no dia 9 e trabalha normalmente com os colegas. Em atividade de ataque contra defesa nessa segunda-feira, não mostrou dificuldades para desarmar rivais, aumentando a expectativa para sua estreia.

Tiago Alves, contudo, será o principal fator para o veterano estrear antes. Sem ele, Kleina terá que improvisar Marcelo Oliveira ao lado de Henrique e apostar em Wellington ou em algum volante no banco de reservas caso um dos titulares tenha problema. Também recém-contratado, Victorino não demonstra plenas condições físicas e o zagueiro Luiz Gustavo tem trabalhado para jogar na lateral.

Além de observar Lúcio, o jogo-treino contra o São Caetano servirá para Kleina saber se terá outras opções em seu segundo jogo na temporada. O volante Eguren e o meia Mendieta serão utilizados e, caso mostrem que estão recuperados de contusão, viajarão com a delegação.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Zagueiro de 35 anos tem treinado normalmente e pode ficar no banco na quinta caso mostre que adquiriu ritmo
O uruguaio levou pancada na perna esquerda logo nos primeiros dias da pré-temporada, mas já treinou com bola na segunda-feira. O mesmo ocorreu com Mendieta, embora o paraguaio inspire mais cuidado. O meia operou o joelho esquerdo em outubro e chegou a participar de jogo-treino em Itu, mas não mostrou total confiança. O duelo contra o São Caetano será decisivo para sua volta.

Na atividade, dificilmente Kleina utilizará algum dos jogadores que foram titulares na vitória de sábado, sobre o Linense. A ideia é observar com cuidado, também, o atacante Leandro, que demorou para renovar e ficou fora da estreia por precaução. O mesmo ocorrerá com o lateral esquerdo William Matheus, o meia Marquinhos Gabriel e o zagueiro Victorino, todos recém-contratados.

Embora tenha treinado normalmente com bola nesta segunda-feira, Valdivia não deve ser utilizado no jogo-treino. O chileno segue seu trabalho de fortalecimento muscular e, agora, realizará exercícios técnicos com mais intensidade, mas a ideia é poupá-lo para que se confirme sem riscos o cronograma para sua estreia no domingo, contra o Atlético de Sorocaba, fora de casa.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade