Futebol/Taça de Portugal - ( - Atualizado )

Para afastar zebra, Porto recebe penúltimo colocado da 2ª Divisão

Porto (Portugal)

Neste final de semana, tem início as oitavas de final da Taça de Portugal. No estádio do Dragão, às 16 horas (de Brasília), o Porto tenta selar seu favoritismo diante do Atlético Clube de Portugal, penúltimo colocado na Segunda Divisão nacional. Porém, o retrospecto das duas equipes é favorável para o modesto clube lisboeta. Na temporada 2006/2007, o clube da Tapadinha surpreendeu e venceu os alviazuis, comandados por Jesualdo Ferreira, pelo placar de 1 a 0, em partida válida pela quarta fase do mesmo torneio. A má lembrança fez o atual comandante Paulo Fonseca adotar o discurso de espantar qualquer tipo de surpresa.

“A Taça de Portugal é repleta de zebras, mas não queremos ser surpreendidos. Vamos atuar concentrados e determinados contra isso”, alertou o comandante, em entrevista à RTP.

Do outro lado, o técnico do Atlético Clube, Neca, espera deixar um bom legado no estádio do Dragão: “Estamos animados, no sentido de fazer uma boa partida. É um jogo mais do que especial, diante do campeão nacional. É uma equipe fortíssima, top em Portugal, na Europa e no mundo inteiro”, sintetizou.

Na fase passada, o Porto passou pelo Vitória de Guimarães, após vencer por 2 a 0, no estádio Dom Afonso Henriques, com gols de Fernando e Jackson Martínez. Por sua vez, o Atlético Clube eliminou o Camacha, time amador, na prorrogação, pelo placar de 2 a 1. O gol da vitória foi anotado por Rui Varela, no segundo tempo adicional.

Encarnados tentam a classificação em Lisboa – No estádio da Luz, às 18h15 (de Brasília), o Benfica recebe o Gil Vicente, de olho na vaga classificatória para as quartas de final da Taça de Portugal. Porém, se o embate seguir os moldes do jogo anterior entre as equipes em competições de mata-mata, o embate na capital lusitana tem tudo para ser eletrizante.

Em abril de 2012, os times se enfrentaram na final da Taça da Liga. Com gols de Rodrigo e Saviola, os benfiquistas levaram a melhor e ficaram com o título. Tal partida, na visão do técnico encarnado Jorge Jesus, serve de alerta para o confronto de sábado: “Não nos esquecemos que esse foi um jogo que sofremos até um fim. Isso é um sinal para lembrar que temos um embate complicado”, recordou, em entrevista à RTP.

Por sua vez, João de Deus, comandante dos gilistas, expôs a fórmula buscada para surpreender os mandantes: “Na Taça de Portugal temos que buscar a vitória, pois o triunfo moral de nada adianta. As possibilidades de êxito do Gil Vicente não são muitas, mas, dentro deste quadro, temos que pensar na classificação”, afirmou.

Na fase anterior, o Benfica eliminou o Sporting Lisboa, na prorrogação, pelo placar de 4 a 3. Por sua vez, o Gil Vicente triunfou, nos pênaltis, sobre o Cova da Piedade, equipe do terceiro escalão do futebol português, pelo placar de 4 a 3.

Confira os demais confrontos das oitavas de final da Taça de Portugal, respeitando o horário de Brasília:

Sábado
12h00 – Leixões x Estoril
15h00 – Rio Ave x Vitória de Setúbal

Domingo
13h00 – Beira Mar x Acadêmica de Coimbra
13h00 – Paços Ferreira x Desportivo das Aves
13h00 – Marítimo x Penafiel
17h15 – Braga x Arouca

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade