Futebol/Campeonato Paulista - ( - Atualizado )

Para ter sequência, Valdivia está fora do primeiro jogo no centenário

William Correia São Paulo (SP)

O jogador mais caro do elenco não estará no primeiro jogo do Palmeiras no ano de seu centenário. Valdivia ainda nem trabalhou com bola com os colegas e, por isso, não foi relacionado para enfrentar o Linense neste sábado, no Pacaembu, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. A ideia é manter a prática de poupá-lo até de treinos para vê-lo mais em campo, como no segundo semestre de 2013.

“Vamos manter o monitoramento mais longo com o Valdivia. Entendemos que esses jogos iniciais são superimportantes, mas a sequência dele é importante, como sempre falamos. Faremos mais uma semana de trabalho e esperamos que sua musculatura fique mais definida e forte para desenvolver o seu futebol. Tecnicamente, a equipe cresce muito com ele”, explicou Gilson Kleina.

Diferentemente do ano passado, quando se reapresentou com atraso à pré-temporada alegando ter treinado nas férias e passou quase todo o primeiro semestre sem jogar, Valdivia voltou a trabalhar normalmente com o elenco desde o dia 3. Mas, enquanto outros já começaram a realizar trabalhos técnicos, ele segue privilegiando atividades físicas.

De acordo com o que foi anunciado por Kleina, o camisa 10 passará mais uma semana fortalecendo sua musculatura. Dificilmente entrará em campo antes da terceira rodada do Paulista, quando o time visita o Atlético Sorocaba, no dia 26. Já estava programado que o meia seria desfalques nas primeiras partidas para que, ao contrário de 2013, estivesse presente nos jogos mais importantes.

“Temos muitos atletas abaixo no nível físico e temos que respeitar. Se queimarmos etapas, teremos lesões graves, e é isso que queremos evitar. Precisamos dos três pontos, mas precisamos entender que precisamos de um planejamento inteligente”, comentou o técnico, que nem viu Valdivia no gramado da Academia de Futebol nesta sexta-feira, já que ele realizou trabalhos na sala de musculação.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Valdivia só trabalhou com bola em atividades leves como futevôlei durante a pré-temporada
Com a mesma calma, mas sem tanta cautela, trabalha Leandro. O atacante só renovou seu contrato na semana passada e se juntou ao elenco na concentração em Itu na última sexta-feira. Já participou de jogo-treino e rachão, mas não enfrentará o Linense. “A renovação do Leandro praticamente aconteceu nesta semana. Sabemos que ele está adaptado ao Palmeiras, mas infelizmente ele teve de fazer outro tipo de preparação”, disse Kleina.

Quem não participou de rachão e ainda precisará de paciência é Mendieta. O meia operou o joelho esquerdo em outubro e ainda não se mostrou recuperado. Por isso, só deu voltas no campo nesta sexta-feira; “O Mendieta ainda sente a lesão. Fez um jogo-treino e outra atividade de conjunto, mas ainda não foi suficiente para que tenha total confiança. Fará um trabalho de readaptação. Vamos aguardar”, falou Kleina.

Com a preocupação de não “queimar etapas”, o técnico escalou os titulares com: Fernando Prass; Serginho, Tiago Alves, Henrique e Juninho; Marcelo Oliveira, Renato, Wesley e Mazinho; Diogo e Alan Kardec. Por lesão, também estão fora o lateral direito Bruno Oliveira, que machucou a coxa direita, e o volante Eguren, em tratamento de pancada no joelho esquerdo.

Veja os 19 jogadores relacionados por Kleina para enfrentar o Linense às 17 horas (de Brasília) deste sábado, no Pacaembu:

Goleiros: Fernando Prass e Bruno
Lateral: Juninho
Zagueiros: Henrique e Tiago Alves
Volantes: Marcelo Oliveira, Renato, Wesley, Wendel e França
Meias: Serginho, Mazinho e Felipe Menezes
Atacantes: Diogo, Alan Kardec, Vinicius, Rodolfo e Miguel

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade