Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Segundo Jérôme Valcke, Copa de 2022 não será durante o verão do Catar

Paris (França)

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirma que a Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar, não será realizada nos meses de verão. Assim, devido ao forte calor que faz no país em junho e julho, o mundial será disputado em outros meses.

Em entrevista a uma rádio France, Valcke não confirmou as datas do torneio de 2022, mas afirmou que a competição será realizada no final do ano. “Acredito que a Copa será realizada entre 15 de novembro até, no máximo, 15 de janeiro. Acho que o ideal seria jogar entre 15 de novembro e o final de dezembro, quando as condições meteorológicas do Catar são melhores. Você pode jogar com temperaturas próximas à da primavera na Europa”, revela.

AFP
Jérôme Valcke admite que a final da Copa do Mundo de 2022 seja jogada apenas em janeiro do ano seguinte

Em declarações recentes, o presidente da Fifa já havia se posicionado a favor da mudança de datas da Copa do Mundo do Catar, desde que o torneio não entrasse em conflito com as Olimpíadas de Inverno, que será disputada em 2022 e geralmente é realizada nos primeiros meses do ano.

A mudança de data, porém, é bastante polêmica, já que todas as candidaturas do processo de escolha da sede previam a Copa nestes meses. O presidente da Federação Australiana de Futebol, Frank Lowy, é um dos que não concordam com a mudança e promete cobrar indenização da Fifa caso as datas do mundial em questão sejam alteradas. Ao lado de Estados Unidos e Coreia do Sul, a Austrália foi um dos países derrotados pelo Catar na disputa para sediar o evento.

O país sede garante ter condições de receber a Copa do Mundo mesmo durante o verão, assegurando refrigeração no estádios, enquanto a Fifa afirma que todas as federações assinaram documentos dando carta branca à entidade, que é a única responsável por escolher as datas.

Divulgação
Estádio Al Wakrahe, na cidade homônima, deve ser uma das sedes de jogos da Copa do Mundo de 2022

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade