Futebol/Campeonato Baiano - ( - Atualizado )

Sem a dupla Ba-Vi na 1ª fase, Campeonato Baiano começa nesta quarta

Salvador (BA)

Na noite desta quarta-feira, será inaugurado o Campeonato Baiano de 2014. Porém, os grandes candidatos ao título estadual, Bahia e Vitória, estão fora da primeira fase, devido à Copa do Nordeste. Neste contexto, as atenções ficam voltadas para o retorno de duas equipes tradicionais do futebol regional: o Galícia, campeão da Segunda Divisão, e a Catuense, vice-colocada no mesmo torneio.

Pentacampeão baiano, o Galícia retornou à elite após 14 anos de espera. A equipe azulina também soma duas participações no Campeonato Brasileiro da Série A: em 1981, ficou na 25ª posição, ao passo que, em 1983, figurou no 43º posto. O Demolidor de Campeões também é responsável por revelar o zagueiro Dante, atualmente no Bayern de Munique-ALE, e o atacante Oséas, que defendeu Palmeiras e Atlético-PR.

Por sua vez, a Catuense voltou à elite sob o comando de um presidente de 19 anos. Trata-se de Roberto Pena, estudante de educação física e ex-atleta das categorias de base do Bem-Te-Vi. O mandatário tinha 13 na última vez que sua equipe figurou na elite estadual e tem a incumbência de mantê-la no principal estágio do futebol baiano.

A equipe de Catu, cidade que dista 78 quilômetros de Salvador, tem como maior feito a disputa da Copa do Brasil, em 2003. Na ocasião, atuando em seus domínios, o estádio Antônio Pena, o Bem-Te-Vi goleou o Atlético-MG por 4 a 2, mas acabou eliminado pelo Galo, no Mineirão, pelo placar de 5 a 1. O clube ainda soma oito participações na Série B do Campeonato Brasileiro, bem como o título do Campeonato do Interior do estado, em 2004.

Assim como Bahia e Vitória, o Vitória da Conquista desfalca a primeira fase do Estadual. A equipe também está na Copa do Nordeste, figurando no Grupo B, ao lado de Bahia, CSA-AL e Santa Cruz-PE.

Confira todas as partidas da primeira rodada do Campeonato Baiano, respeitando o horário de Brasília:

20h30 – Catuense x Juazeiro
20h30 – Juazeirense x Galícia
20h30 – Jacuipense x Serrano
20h30 – Bahia de Feira x Botafogo

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade