Futebol - ( )

Timão apaga 2013 por ano aguerrido em busca da vaga na Libertadores

Bruno Landi, especial para a GE.net São Paulo (SP)

O Corinthians iniciou 2013 da melhor maneira possível: com a taça do Mundial de Clubes em sua sala de troféus e as conquistas do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-americana sobre dois de seus maiores rivais (Santos e São Paulo, respectivamente). No entanto, uma temporada que tinha tudo para ser lembrada pelos seus títulos, acabará sendo recordada pelo fiasco do fim de ano. O Timão encerrou o Campeonato Brasileiro na melancólica 10ª posição e com o incômodo recorde de empates em uma só edição da competição nacional no atual formato (17). Para 2014, mudanças já foram providenciadas e a meta é voltar a disputar a Libertadores.

Tite deixou o comando técnico da equipe após três anos, Mano Menezes assumiu, e alguns reforços foram contratados. Outros jogadores, como Edenílson e Danilo, por outro lado, deverão se despedir até o meio do ano. Antes de muito provavelmente deixar o Timão, entretanto, o meia de 34 anos, que ainda não foi procurado para renovar o seu contrato, tenta achar explicações para o trágico fim de 2013.

“É difícil falar, o próprio futebol mostra isto. Nenhuma equipe vai ficar cinco, seis anos ganhando tudo. A gente teve um período muito bom, mas depois as equipes começaram a nos neutralizar. Isto é normal”, declarou Danilo. “E, ainda por cima, tivemos muitas lesões, além de viver um momento que nada dava certo. Há coisas do futebol que são difíceis de se explicar”, acrescentou o experiente jogador.

Divulgação/Agência Corinthians
Apesar de estar prestes a deixar o Timão, Danilo quer ver o Corinthians na Libertadores de 2015 (Foto: Daniel Augusto)

O acomodado segundo semestre alvinegro custará, à equipe de Parque São Jorge, a presença na Copa Libertadores da América em 2014. Após quatro participações seguidas – incluindo a conquista do título em 2012 – no maior torneio do futebol sul-americano, o Timão terá que se contentar, neste ano, em lutar pelos títulos do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Para Danilo, porém, o principal objetivo do time na nova temporada será voltar à competição continental em 2015.

“Uma equipe igual ao Corinthians tem que disputar a Libertadores todo ano. Esta é a única coisa que vai faltar nesta temporada. Mas nós temos que continuar com o pé no chão, para conseguir a vaga no ano vem. Este é o nosso principal objetivo”, disse o jogador, antes de ressaltar as expectativas para 2014. “Eu espero que, neste ano, o Corinthians volte a ser aquela equipe aguerrida, que faz muitos gols e que já deu muitas alegrias à torcida”, decretou.

O Corinthians estreia no Campeonato Paulista no próximo dia 19, às 17 horas (de Brasília), diante da Portuguesa , no Canindé. Atual campeão estadual, o Timão está no Grupo B da competição, ao lado de Audax, Botafogo-SP, Ituano e XV de Piracicaba, mas não enfrenará nenhuma destas equipes na primeira fase. Isto porque o novo – e estranho – regulamento do Paulistão prevê que os clubes só atuem diante de times de outra chave em um primeiro momento. Só depois, em um possível duelo de mata-mata, os parceiros de grupo têm chances de se encontrar.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade