Futebol/Campeonato Gaúcho - ( - Atualizado )

Titulares do Grêmio estreiam em 2014 contra o Aimoré, na Arena

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Enfim, o Grêmio de Enderson Moreira dará seu pontapé inicial. A equipe principal do Tricolor entrará em campo pela primeira vez em 2014 neste domingo. O adversário será o Aimoré, recém-egresso da Segundona Gaúcha, na Arena, a partir das 19h30, horário de Brasília, em jogo válido pela 3ª rodada do estadual do Rio Grande do Sul.

Depois de 12 dias treinando em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Grêmio se vê pronto para iniciar o ano em alto nível. O preparador físico Fábio Mahseredjian gostou do período de treinos na Serra, mas admite que a equipe precisa atuar para adquirir ritmo de jogo. “O balanço é extremamente positivo. Todos tiveram o máximo empenho, houve evolução na parte física, resistência, força e potência. A equipe ainda tende a evoluir. Ritmo de jogo só se adquire jogando”, avaliou o preparador.

Os jogadores também gostaram do trabalho. O centroavante Barcos é só elogios para o técnico Enderson Moreira: “a maneira dele trabalhar eu acho muito boa. Ele faz um trabalho diferente, sempre com fundamento. A forma com que ele fala, a confiança que dá para o grupo, é importante. Outra coisa: a gente vê que ele sabe muito”, disse o argentino.

O Grêmio de Enderson deve ser bem diferente do time de Renato Gaúcho em 2013, embora as peças sejam basicamente as mesmas – nenhum dos 11 titulares deste domingo fará sua estreia pelo clube. A ideia do novo técnico é a de um time mais ofensivo, que marque a saída de bola adversária de forma adiantada e tenha bastante aproximação entre meias e atacantes, ao contrário da equipe fechada e resguardada que conquistou o vice-campeonato brasileiro do ano passado. A única novidade em relação a 2013 será a estreia de Edinho, que substituirá Souza, que sentiu dores no púbis após o treino deste sábado.

Ainda assim, o último teste antes da estreia oficial foi uma vitória magra, por apenas 1 a 0, sobre o Flamengo de São Valentim, time amador da região de Bento Gonçalves. O gol foi marcado por Kleber, de pênalti. O Gladiador já havia sido destaque em outro jogo-treino da pré-temporada em que marcou dois gols.

O Aimoré está de volta à elite gaúcha após 18 anos de ausência. O último confronto em um Gauchão com o Grêmio foi histórico: o empate em 0 a 0 no dia 11 de dezembro de 1994 foi o primeiro de uma tarde em que o Olímpico viu o Grêmio jogar três partidas, um recorde mundial até hoje não batido. Entre os nomes mais conhecidos da equipe de Bem Hur Pereira estão o meia Diego Torres e o atacante Paulinho Macaíba.

A equipe de São Leopoldo precisa de recuperação. Depois de perder por 2 a 1 para o Novo Hamburgo em casa na estreia, no clássico do Vale dos Sinos, o Aimoré chegou a estar vencendo o Caxias por 1 a 0 e 2 a 1 no Centenário na última quarta, mas cedeu a virada no segundo tempo e perdeu por 4 a 2. Ao lado do São Luiz, o Índio Capilé é o único time que perdeu duas vezes no estadual até o momento.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X AIMORÉ

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 26 de janeiro de 2014, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Assistentes: Paulo Ricardo Conceição e Charles Lorenzetti

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros e Maxi Rodríguez; Kleber e Barcos
Técnico: Enderson Moreira

AIMORÉ: Rafael; Danilo Baiano, Rogério, Marcelo Ramos e Juca; Toto, Luanderson, Faísca e Diego Torres; Paulinho Macaíba e Lucas Silva
Técnico: Bem Hur Pereira

Abaixo, todos os jogos da terceira rodada do Campeonato Gaúcho (horário de Brasília):

Sábado, 25/01
20h30 – Pelotas x Juventude
21 horas – Caxias x Brasil de Pelotas

Domingo, 26/01
17 horas – Passo Fundo x Internacional, Cruzeiro-RS x Veranópolis
18 horas – São Paulo-RS x Esportivo, São Luiz x Lajeadense 19 horas – Novo Hamburgo x São José 19h30 – Grêmio x Aimoré

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade