Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Jogador do Olimpia que tem câncer diz que foi demitido; clube nega

Assunção (Paraguai)

O Olimpia, do Paraguai, que terminou a última Copa Libertadores como vice-campeão (após perder a final para o Atlético-MG) demitiu o lateral esquerdo uruguaio Sebastián Ariosa, de 28 anos. O jogador não atuava desde junho do ano passado, quando começou a ser submetido a tratamento contra o câncer de mediastino (parte da cavidade torácica que abriga o coração).

Ariosa disse à Rádio Monumental, de Assunção, que foi comunicado sobre a rescisão de seu contrato por meio de um telegrama enviado pelo clube na última sexta-feira, em que o Olimpia alegou ter tomado a atitude porque o lateral não tinha condições de jogar. O vínculo do jogador ainda tinha extensão de dois anos.

"Depois da doença, o clube me dá esse golpe. Esta não era a forma nem o momento para fazerem a rescisão", disse o jogador ao jornal Clarín, da Argentina.

O lateral, que estaria com três meses de salários atrasados, espera retomar a profissão quando terminar a quimioterapia, em fevereiro. "O médico foi claro. Disse que quando estiver bem, poderei voltar a jogar futebol."

Divulgação
Ariosa não pode ajudar o Olimpia na semifinal - contra o Santa Fé, da Colômbia - e nem na final, diante do Galo

Clube alega que apenas suspendeu o contrato de Ariosa

A diretoria do Olimpia diz que o clube apenas suspendeu o contrato do jogador, e não o rescindiu. Segundo Raúl Pintos, dirigente do time paraguaio, o lateral não contraiu a doença no exercício da profissão e o Olimpia não tem condições de continuar arcando com os salários do jogador – cerca de 15 mil dólares ( R$ 35, 6 mil).

“A suspensão do contrato com Ariosa é momentânea. Se ele puder voltar a jogar em março, abril ou maio, simplesmente reativaremos a vigência do contrato”, afirmou Pintos à agência AFP.

A associação Futebolistas Associados do Paraguai (FAP) contratou uma advogada para defender Ariosa e pretende levar o caso à Fifa.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade