Atletismo/Salto com Vara - ( - Atualizado )

Francês Lavillenie quebra recorde mundial de 21 anos de Bubka

Donetsk (Ucrânia)

O francês Renaud Lavillenie derrubou uma das marcas mais antigas do atletismo, neste sábado. Ele quebrou o recorde mundial do salto com vara masculino indoor ao saltar 6,16m, superando o ucraniano Sergey Bubka, que em 21 de fevereiro de 1993 atingiu 6,15m.

Lavillenie alcançou a marca durante o Estrelas do Salto com Vara, competição organizada em Donetsk justamente por Bubka, que viu ao vivo seu impressionante recorde ser quebrado. O antigo melhor salto do mundo foi alcançado pelo ucraniano na mesma cidade e competição.

"Acho que demorará um tempo até eu voltar à Terra porque isso é incrível. Esse é um recorde mundial tão místico e superá-lo já no primeiro salto e sem tocara barra. Não há nada a dizer, é só um momento para saborear", disse o saltador francês, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, à emissora de televisão BFM.

Bubka ainda é o recordista mundial do salto com vara a céu aberto com o índice de 6,14m obtido em 1994 durante competição na Itália. O ucraniano estabeleceu a melhor marca do planeta 17 vezes apenas em eventos ao ar livre e é considerado um dos principais nomes da história do atletismo.

"Esse é um grande dia, uma grande performance. Estou feliz que Renaud tenha feito esse recorde na minha cidade natal e onde atingi 6,15m. Estou muito feliz e orgulhoso por ele porque é um grande atleta e um fantástico exemplo", afirmou Bubka.

AFP
Lavillenie atingiu 6,16m, o melhor salto da história da modalidade em competições indoor

O salto de 6,16m garantiu a Lavillenie a medalha de ouro no Estrelas do Salto com Vara, seguido pelo britânico Luke Cutts, com 5,81m, e o brasileiro Thiago Braz, que quebrou o próprio recorde-sul-americano indoor com 5,76m.


Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade