Futebol/Liga Europa - ( - Atualizado )

Com seis brasileiros, Shakhtar Donetsk cai para zebra na Liga Europa

Donetsk (Ucrânia)

A legião de brasileiros do Shakhtar Donetsk não conseguiu evitar a eliminação na Liga Europa. Na tarde desta quinta-feira, o time ucraniano, mesmo jogando na Donbass Arena, foi surpreendido e derrotado pelo tcheco Viktoria Plzen por 2 a 1 e deu adeus ao sonho do título da competição continental.

Os meias Ilsinho, Alex Teixeira, Douglas Costa e Bernard e os atacantes Taison e Luiz Adriano – o volante Fernando ficou no banco de reservas durante os 90 minutos – viram a desclassificação ser construída em um intervalo de quatro minutos, no meio do primeiro tempo.

AFP
Brasileiro Douglas Costa (à direita) divide bola com adversário (foto: ALEXANDER KHUDOTEPLY)
Aos 29, Kolár abriu o placar para os visitantes, e, aos 33, Petrzela ampliou. Como as equipes haviam empatado por 1 a 1 na República Tcheca, o Shakhtar acabou precisando de pelo menos três tentos para se classificar para as oitavas de final.

Na etapa complementar, principalmente, os comandados do técnico Mircea Lucescu tiveram muitas chances de balançar a rede, mas pecaram nas finalizações e pararam no goleiro Bolek. Faltando dois minutos, Luiz Adriano descontou, mas já era tarde demais para uma reação.

Higuaín salva, e Lazio cai: já na Itália, o Napoli sofreu, mas conseguiu avançar para a etapa seguinte da Liga Europa. Com gols de Higuaín e Inler nos minutos finais, o time bateu o Swansea City, da Inglaterra, por 3 a 1. Na ida, igualdade por 1 a 1.

Não se pode dizer o mesmo da Lazio, que acabou dando sorte ao azar. Na Bulgária, os italianos cederam um empate em 3 a 3 para o Ludogorets Razgrad, mas a derrota por 1 a 0 em plena Roma pesou no marcador agregado. Juninho Quixadá, ex-Bragantino, fez o tento que culminou na queda biancoceleste.

Resultados desta quinta-feira:

Rubin Kazan 0 x 2  Real Bétis*
Basel* 3 x 0  Maccabi Tel Aviv
Eintracht Frankfurt 3 x 3  Porto*
Ludogorets Razgrad* 3 x 3  Lazio
Napoli* 3 x 1  Swansea City
Red Bull Salzburg* 3 x 1  Ajax
Sevilla* 2 x 1  Maribor
Shakhtar Donetsk 1 x 2  Viktoria Plzen*

*classificados

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade