Futebol/Campeonato Gaúcho - ( - Atualizado )

Com "time ideal", Grêmio sofre, mas bate o Veranópolis na Arena

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O Grêmio não jogou bem, chegou a ser vaiado na saída para o intervalo, mas venceu o Veranópolis por 1 a 0 nesta quarta, na Arena. Barcos foi o autor do gol, aos 31 minutos da etapa final, de cabeça. Ainda assim, os destaques foram os garotos Jean Deretti e Luan, que entraram no segundo tempo nos lugares dos apagados Maxi Rodríguez e Kleber e puseram fogo no jogo.

Devido ao calor, o primeiro tempo ocorreu em marcha lenta. O Grêmio teve melhores chances e controlou o jogo, mas o excesso de faltas de lado a lado deixou a partida muito truncada. A etapa final foi controlada pelo time visitante até a entrada de Luan, que passou a dar mais velocidade à equipe da casa. Com mais volume de jogo, o Grêmio pressionou até marcar o seu gol.

Com a vitória, o Grêmio quebra a invencibilidade do VEC e mantém a liderança do Grupo B do Gauchão, com 11 pontos. O Tricolor agora terá pela frente o rival Internacional, domingo, na Arena. No mesmo dia, o Veranópolis visitará o São Paulo-RS, em Rio Grande.

O jogo – O forte calor de 39ºC que abateu Porto Alegre na hora do jogo e a greve dos rodoviários diminuíram bastante a presença de público na Arena, que recebeu pouco mais de 7 mil torcedores. A alta temperatura também determinou um ritmo lento na primeira etapa. O Veranópolis até começou o jogo propositivo, marcando adiantado, mas a postura ofensiva durou pouco tempo. Logo, o Grêmio começou a se adonar das ações.

A primeira chance ocorreu aos cinco minutos: Barcos deu uma meia-lua em Douglas Assis, mas o goleiro Rodrigo Rocha saiu do gol para dividir com o argentino e impedir sua conclusão. Aos 11, Pará chutou com perigo da intermediária. Depois disso, seguiram-se vários minutos de pouco futebol e muitas faltas de parte a parte, que deixaram a partida truncada.

Divulgação/Grêmio
O Grêmio encontrou dificuldades diante de um bem armado Veranópolis, mas conseguiu sair com a vitória
O período de maior domínio do Grêmio iniciou aos 28, quando Zé Roberto cruzou na cabeça de Rhodolfo, que raspou a trave. Na jogada seguinte, Zé cruzou, a bola desviou na zaga e quase entrou. Aos 33, Maxi Rodríguez bateu falta rápido e achou Barcos livre na área, mas Rodrigo Rocha defendeu a cabeçada. No fim, Rhodolfo ainda tentou de fora da área, mas bateu desviado. A única chance do Veranópolis no primeiro tempo foi em uma falta batida por Bruno Coutinho, aos 32, que raspou o travessão.

O Grêmio, que foi vaiado ao final do primeiro tempo, voltou ainda pior para o segundo. A entrada de Jean Deretti no lugar do apagado Maxi Rodríguez não surtiu efeito num primeiro momento. O Veranópolis controlava o jogo e teve a única chance dos minutos iniciais, aos 11, em falta batida por Romano e bem defendida por Marcelo Grohe. Aos 14, Enderson Moreira sacou Kleber, muito vaiado, e investiu no jovem Luan.

A entrada do garoto animou o Grêmio. Em seu primeiro lance, aos 20, Luan fez ótima jogada e lançou Pará, que cruzou para Barcos, mas o argentino se atrapalhou na hora de concluir. Aos 25, Zé Roberto cruzou para o peixinho de Jean Deretti, mas Rodrigo Rocha pegou. Dois minutos depois, Wendell arrancou, deu a Deretti, que devolveu para Wendell. O chute do lateral saiu raspando a trave.

Divulgação/Grêmio
Barcos marcou o único gol da partida, aos 31 minutos da etapa complementar
Comandado por Luan e Jean Deretti, o Grêmio pressionou até chegar ao gol. Aos 30, Deretti puxou contragolpe e deu a Luan, que driblou o goleiro, mas perdeu ângulo para o chute. O garoto preferiu passar a Riveros, que chutou sobre a zaga na pequena área. Na jogada seguinte, enfim o gol: Zé Roberto levantou falta no segundo tempo, Rhodolfo escorou e Barcos fez 1 a 0 de cabeça.

Destaque da reação gremista, Luan deu um chute perigoso aos 35, e aos 41 deu lindo passe para Jean Deretti, mas Rodrigo Rocha saiu do gol e evitou a conclusão. Nos descontos, o Veranópolis ainda tentou num chute longo de Soares, sem perigo.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade