Futebol - ( - Atualizado )

Corinthians vence ação contra Conmebol e pode ter torcida fora

São Paulo (SP)

O Corinthians venceu uma ação que movia no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra a Conmebol e recuperou o direito de ter torcedores nos jogos que disputar fora de casa nas competições sul-americanas. Na última instância da Justiça desportiva, considerou-se ilegal a pena inicialmente imposta ao clube durante a Copa Libertadores do ano passado.

Após a morte do garoto Kevin Beltrán – atingido por um sinalizador na partida entre San José e Corinthians, na Bolívia –, o clube recebeu uma punição tríplice: multa de US$ 200 mil, um jogo com portões fechados e 18 meses sem direito a torcida nas partidas fora de casa. A última parte não constava no regulamento, o que motivou o recurso no TAS.

A decisão foi comemorada pelo departamento jurídico alvinegro, irritado com o que chama de decisões políticas da Conmebol. Assim, a parte da pena não prevista foi revogada. As demais, já cumpridas, continuam valendo e não foram nem contestadas no tribunal internacional.

Divulgação/Agência Corinthians
Torcida do Corinthians está liberada como visitante em partidas da Conmebol (foto: Daniel Augusto Jr.)
O TAS tem sede na Suíça, mas, por facilidade de participação das partes, o julgamento aconteceu na Argentina, com três árbitros. O triunfo alvinegro foi por 3 a 0.

Assim, o Corinthians poderá ter torcedores longe do Pacaembu se disputar a Copa Sul-americana deste ano. A participação depende do desempenho – ruim – da equipe na Copa do Brasil.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade