Futebol/Campeonato Catarinense - ( - Atualizado )

Criciúma, Figueirense e Chapecoense lutam por vaga ao quadrangular final

Criciúma (SC)

Um dos torneios estaduais mais equilibrados do Brasil, o Campeonato Catarinense chega ao fim de sua primeira fase nesta quarta-feira, com cinco jogos. Destes, apenas um não terá caráter decisivo na luta por vagas ao quadrangular final (Metropolitano x Avaí). Assim, equipes grandes como Criciúma, Figueirense e Chapecoense entrarão em campo precisando de vitórias para garantir um lugar na fase derradeira da primeira competição do ano.

O Tigre é o terceiro colocado com 13 pontos, um a mais que o Joinville, primeiro time fora da zona de classificação para o quadrangular. Neste meio de semana, a equipe de Heriberto Hulse recebe o vice-lanterna Atlético Ibirama e, de acordo com a tabela de classificação, precisa de uma simples vitória para avançar de fase sem depender de ninguém. O momento, porém, é turbulento, já que o treinador Ricardo Drubscky foi demitido na última quinta-feira, e o time só venceu uma das últimas cinco partidas.

A boa notícia, por outro lado, é o que o experiente meia Paulo Baier, que ficou de fora do último jogo, treinou com um grupo durante a semana e deve ir a campo. O atacante Fernando Karanga também foi liberado, recuperado de lesão no pé esquerdo. O lateral/meia Everton e o atacante Bruno Lopes dependem de testes físicos antes da partida para serem escalados.

Divulgação/Criciúma
Em crise, o Criciúma chega à última rodada sem estar garantindo no quadrnagular final do Campeonato Catarinense

Outro grande que precisa vencer para se qualificar ao quadrangular final nesta última rodada é o Figueirense. Diferente do Criciúma, porém, um triunfo não necessariamente garantirá o Figueira entre os quatro melhores da primeira fase. Isto porque a equipe de Orlando Scarpelli é a quarta colocada com a mesma pontuação do Joinville (12), ganhando apenas no saldo de gols (3 a 2). Assim, se o Alvinegro triunfar sobre o Juventus por dois tentos a menos que o JEC – que enfrenta o Marcílio Dias -, não se classificará.

Neste mesmo ‘bolo’ entra a Chapecoense, que também tem 12 pontos. O time de Chapecó, porém, tem um gol de saldo e é o sexto colocado. Desta forma, terá de vencer e torcer para os dois rivais não triunfarem, ou vencerem por três tentos a menos de vantagem. O confronto dos atuais vice-campeões da Série B do Campeonato Brasileiro será contra o atual segundo colocado do Catarinense, Brusque, na Arena Índio Condá.

Neste momento, somente o líder Metropolitano já garantiu vaga para o quadrangular final do Campeonato Catarinense. Além da classificação para a fase final, também estará em jogo nesta última rodada a fuga do hexagonal que definirá o rebaixamento à segunda divisão estadual. Nele, já estão garantidos Avaí (8º), Atlético Ibirama (9º) e Juventus (10º). O Marcílio Dias é o sétimo colocado e corre grandes riscos de também disputar o minitorneio contra o descenso.

Confira as partidas desta quarta-feira, pela 9ª rodada do Campeonato Catarinense:

19h30 Metropolitano x Avai
22h00 Chapecoense x Brusque
22h00 Criciuma x Atletico Ibirama
22h00 Figueirense x Gremio Juventus
22h00 Joinville x Marcilio Dias

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade