Fuebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Flamengo não terá Everton no clássico contra o Fluminense

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

A diretoria do Flamengo não conseguiu regularizar a documentação do meia Everton a tempo dele poder ser inscrito no Campeonato Carioca. Com isso, ele fica impossibilitado de enfrentar o Fluminense no clássico deste sábado, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela sétima rodada do Estadual.

Ainda existem pendências envolvendo a transferência dos direitos econômicos do jogador e, as mesmas, só serão resolvidas na manhã desta sexta-feira. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro exige que todo o processo esteja concluído 48 horas antes dos jogos, o que inviabiliza a sua escalação.

Everton tinha seus direitos federativos ligados ao Tigres, do México, mas os mesmos foram adquiridos pelo empresário Carlos Leite que, por ter ligações com o Macaé, pré-inscreveu o atleta no clube do interior do Rio de Janeiro que também disputa o Campeonato Carioca. Com a negociação com o Flamengo, o empresário repassou metade dos direitos do atleta ao Rubro-Negro, mas como alguns documentos estão ligados ao clube mexicano e parte da transação envolvia situação cambial, não houve como agilizar o processo.

A diretoria do Flamengo ainda estudou a possibilidade de tentar junto à Federação alguma brecha para escalar Everton, uma vez que já existe uma pré-inscrição por parte do Rubro-Negro. Porém, os próprios dirigentes flamenguistas entenderam que isso poderia representar um risco desnecessário. Pesou a punição imposta no fim do ano passado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Flamengo pela suposta escalação irregular do lateral esquerdo André Santos no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro. O Rubro-Negro perdeu quatro pontos e por muito pouco não acabou rebaixado para a segunda divisão.

Divulgação/Flamengo
Apresentado no início da janeiro, Everton ainda não teve a documentação regularizada
Agora o Flamengo corre para tentar inscrever o jogador para a estreia na Copa Libertadores, prevista para a quarta-feira da próxima semana, diante do Leon, no México, às 22 horas (de Brasília).

Sem poder contar com Everton, o técnico Jayme de Almeida terá que repensar o time do Flamengo que vai a campo no clássico. Os titulares, preservados na goleada de 5 a 2 sobre o Boavista, deverão retornar, porém, alguns ainda poderão descansar. Isso porque existe a preocupação com a viagem para o México por conta da estreia na Copa Libertadores.

Diante da ausência de Everton e da possibilidade de alguns titulares serem preservados, Jayme de Almeida pode dar uma nova oportunidade ao meia argentino Lucas Mugni, que teve boa atuação diante do Boavista, sendo ovacionado pela torcida após a sua estreia. O jogador não deu entrevistas depois do jogo, mas teve seu nome gritado pelos torcedores e parece estar com moral.

A definição do time do Flamengo que vai a campo no clássico deverá acontecer na tarde desta sexta-feira, quando vai acontecer um treino no Ninho do Urubu. Depois começa o período de concentração para a partida. Na liderança com 16 pontos conquistados, o Rubro-Negro caminha para garantir sem sustos a sua classificação para as semifinais do Estadual.

Fora de campo a diretoria do Flamengo negociou o zagueiro Renato Santos com o América-MG. A negociação foi concretizada na noite de terça-feira. O jogador não estava nos planos de Jayme de Almeida.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade