Futebol/Campeonato Carioca - ( - Atualizado )

Fluminense minimiza vantagem por enfrentar reservas do Botafogo

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Qualquer analista não teria dificuldades para apontar um favorito no clássico entre Fluminense e Botafogo, que se enfrentam neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela décima rodada do Campeonato Carioca. Isso porque o Tricolor lidera o Estadual com 22 pontos, dez a mais que o adversário, que praticamente se despediu do sonho da classificação para as semifinais após empate por 1 a 1 com o Volta Redonda. Para aumentar ainda mais o favoritismo tricolor, os alvinegros entrarão em campo com os reservas por conta de compromissos pela Copa Libertadores.

Apesar desta realidade e do amplo favoritismo, o Fluminense está afinado em torno de um discurso que prefere a cautela ao falar sobre as chances de ganhar o clássico. Na visão do atacante Rafael Sobis, o Botafogo será perigoso.

"Nós não podemos esperar facilidades contra o Botafogo, independentemente da formação que eles coloquem em campo, sempre serão complicados de serem batidos por conta da rivalidade. O Botafogo tem um elenco de qualidade, o time considerado reserva conta com atletas de grande nível, como Renato, Bolatti, André Bahia. Portanto, não dá para acreditar que vamos ir a campo e vencer sem maiores esforços. Precisamos sim é tentar nos impor desde os primeiros momentos para criarmos dificuldades para o Botafogo", declarou o atacante.

Divulgação/Fluminense F.C.
Após um fim de ano tenso pela ameaça ao rebaixamento à Série B do Brasileiro, o Flu está tranquilo no início de 2014

O zagueiro Gum lembra que a pressão será grande em cima do Fluminense. "Não existe nenhuma vantagem para o Fluminense enfrentar o time considerado reserva do Botafogo. Isso porque vamos estar mais pressionados pela obrigação de vencer, mas contra um adversário que tem um plantel de qualidade, menos pressão e que tem neste time considerado suplente uma formação que vem jogando com regularidade, portanto, sem sofrer com a falta de entrosamento. O Fluminense vai ter um jogo muito complicado, já que a rivalidade é grande e precisamos do resultado positivo", afirmou.

Polêmico em algumas declarações passadas, o técnico Renato Gaúcho foi mais um a elogiar o Botafogo. "Um grande clube, como é o Botafogo, sempre monta um elenco de qualidade e normalmente tem dois bons times para formar. Não podemos esperar facilidades neste tipo de confronto, pois analisando os jogadores adversários, vamos perceber nomes de ponta. Estamos nos preparando para mais um clássico complicado", disse.

Em termos de escalação, o Fluminense já está definido para este jogo. No trabalho tático que comandou na manhã desta sexta-feira, Renato Gaúcho, sem problemas de lesão ou suspensão, repetiu a formação que derrotou o Macaé por 1 a 0 na quarta-feira, assegurando a sétima vitória seguida do Tricolor no Campeonato Carioca. Sendo assim o Tricolor vai formar com: Diego Cavalieri, Bruno, Elivélton, Gum e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Jean e Darío Conca; Rafael Sobis e Fred. Neste sábado pela manhã acontecerá um recreativo, nas Laranjeiras, e depois começa o período de concentração para o clássico.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade