Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Juan lembra incidente na Roma e condena ato racista contra Tinga

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O zagueiro Juan, do Internacional, se solidarizou com o volante Tinga por conta do episódio de xingamentos racistas sofrido pelo meio-campista na derrota do Cruzeiro para o Real Garcilaso, nesta quarta, pela Libertadores. Vítima de preconceito racial quando atuava pela Roma, o beque se mostrou entristecido com o preconceito dos torcedores peruanos que xingaram o jogador do time mineiro.

“Estou muito triste com o que ocorreu com o Tinga na última partida do Cruzeiro, no Peru. É lamentável que ainda aconteçam atos de preconceito no futebol, que é o esporte mais democrático do mundo. Não deveríamos mais ser obrigados a passar por situações como essa. Mas isso acontece tanto no Brasil quanto no exterior. Infelizmente o que o Tinga passou nesta quarta-feira é um reflexo da sociedade e as pessoas que vão ao estádio torcer por seus times deixam, no calor da emoção, transparecer quem elas realmente são”, declarou Juan.

“Tinga é um grande amigo, com uma história muito bonita no futebol e uma pessoa muito esclarecida. Tenho certeza de que ele vai superar esse triste episódio, assim como aconteceu comigo quando jogava na Itália. É difícil descrever o que a gente sente quando passa por uma situação dessas. É uma mistura de revolta e tristeza. Ninguém no mundo deveria ser julgado por sua cor, sexo ou suas crenças”, completou o zagueiro, que sofreu xingamentos racistas em um clássico contra a Lazio, em 2012.

Nas redes sociais, o Internacional divulgou uma mensagem de apoio a Tinga, jogador bicampeão da Libertadores pelo clube, em 2006 e 2010. “O Sport Club Internacional lamenta os atos sofridos ontem por Tinga, bicampeão da Libertadores pelo Clube, e reafirma total apoio na luta contra o racismo”, diz o texto.

Fernando Dantas/Gazeta Press
No Internacional desde 2012, o zagueiro Juan vestiu a camisa da Roma por cinco temporadas

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade