Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Mesmo sem jogar, Brasil sobe posição e agora é nono em ranking da Fifa

Zurique (Suíça)

Nesta quinta-feira, a Fifa divulgou o ranking mundial de seleções e a Seleção Brasileira deixou a Holanda para trás, ocupando agora o nono lugar da lista, que é atualizada mensalmente pela entidade. Como não entrou em campo no último mês, o ganho de posição está exclusivamente ligado ao sistema do ranking, que leva em consideração os resultados dos últimos quatro anos.

A exemplo da Seleção Canarinho, a Holanda também não atuou no último mês, que não teve nenhuma “data Fifa” – dias estipulados pela entidade para realizar amistosos ou jogos oficiais entre seleções. Assim, a mudança da décima para a nona colocação é basicamente ilusória.

Divulgação
Espanha, Alemanha e Argentina se mantiveram nas três primeiras colocações do ranking

Entre os dez primeiros colocados da lista ainda houve outras mudanças. Cabeça de chave do grupo C da Copa do Mundo, a Colômbia perdeu a quarta colocação para Portugal, que se classificou para o mundial na repescagem. Além disso, a seleção que teve melhor evolução foi a Suíça, que ultrapassou Itália e Uruguai e agora é a sexta do ranking.

Dos adversários do Brasil na fase de grupos da Copa, apenas Camarões subiu na lista, chegando ao 46º lugar. Croácia e México mantiveram suas colocações, permanecendo respectivamente em 16º e 21º.

No mais, a Inglaterra, membro do “grupo da morte” no mundial deste ano, caiu duas colocações e agora ocupa a modesta 15ª posição, enquanto a Dinamarca, que não vem ao Brasil, ultrapassou cinco adversários para chegar ao top 20.

Levando em conta apenas as seleções associadas à CONMEBOL, o Brasil é apenas o quarto sul-americano da lista. A Argentina, que é terceira; a Colômbia, quinta; e Uruguai, sétimo, aparecem à frente dos comandados de Felipão.

Entenda o ranking - A Fifa leva em consideração os resultados dos jogos entre seleções nos últimos quatro anos, sejam amistosos ou válidos por competições oficiais. A vitória representa três pontos e o empate, um, enquanto o derrotado não acumula pontos na partida. Esse número é multiplicado de acordo com a importância do jogo, a força do adversário e a força da confederação continental.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade