Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

'Pai' da melhor geração espanhola, Luis Aragonés morre aos 75 anos

Madri (Espanha)

Os espanhóis acordaram com uma triste notícia neste sábado: técnico da seleção na conquista da Eurocopa de 2008, Luis Aragonés morreu aos 75 anos, vítima de complicações de uma leucemia. O treinador é considerado o maior responsável pela revolução do futebol da Roja.

De acordo com o hospital Cemtro de Madrid, Aragonés vinha apresentando piora nos últimos dois meses, sendo que um “problema hematológico”, como os médicos definiram, levou o ex-treinador ao óbito, confirmado às 3h15 (de Brasília), 6h15 locais.

A morte de Aragonés provocou uma comoção instantânea na Espanha, onde os principais jornais, principalmente os esportivos, destacaram o ocorrido. Ele era conhecido como o “Sábio de Hortaleza” – Hortaleza é um dos 21 distritos de Madri, a capital espanhola.

AFP
Aragonés remodelou Espanha e iniciou geração mais vitoriosa da seleção (foto: FRANCK FIFE)
Como jogador, Aragonés teve auge no Atlético de Madri, até chegando a ser convocado para a seleção. No entanto, foi à beira do campo que ele se destacou, conquistando um Campeonato Espanhol, três Copas do Rei, uma Supercopa da Espanha e uma Copa Intercontinental pelo mesmo time.

Em 2004, quando estava no Mallorca, Aragonés foi convidado para assumir a equipe nacional, aceitou e já polemizou, tirando o centroavante Raúl das convocações: “David Villa e Fernando Torres estavam rendendo mais”, explicou, à época.

Porém, Aragonés só foi começar a fazer sucesso na Eurocopa de 2008, realizada na Áustria e Suíça. Com um toque de bola inovador, a Roja (apelido criado pelo próprio Aragonés), foi campeã de forma invicta, derrotando a Alemanha na final.

Mesmo com o título histórico – o segundo no currículo do País –, o técnico não renovou contrato por conta de desavenças com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). A saída dele abriu caminho para os títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Euro de 2012, sob o comando de Vicente del Bosque.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade