Futebol/Copa do Mundo de 2014 - ( - Atualizado )

Penta em 2002, Edmílson exalta Neymar e pede blindagem à Seleção

Santos (SP)

Ser comandado por Luiz Felipe Scolari na Seleção Brasileira e conquistar uma Copa do Mundo. Este é o cenário e o objetivo de todos os jogadores que têm chances de ser convocados para o Mundial de 2014, no Brasil. Algo que já foi realizado por Edmílson. Volante titular na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, o ex-jogador exaltou as qualidades de Neymar e opinou sobre as particularidades que deve haver na preparação para a Copa desta temporada. Segundo ele, pelo fato de disputar a competição em casa, o grupo canarinho deve ser mais ‘protegido’ pelo treinador.

“Em 2002, nós não éramos os favoritos, então a nossa preparação só tinha os jogadores e os jornalistas. Agora, a equipe está embalada. A dificuldade é que o Felipão terá de blindar um pouco o grupo. O (Carlos Alberto) Parreira teve a experiência de 2006, quando tinha nas mãos uma baita Seleção, mas a preparação acabou sendo um show. Esse processo, aqui, será importante. Focar 100% em treinar para a Copa, não para a televisão”, pediu Edmílson, durante evento realizado em Santos.

Divulgação
Edmílson foi pentacampeão mundial com a Seleção em 2002 e sabe como é ser comandado por Felipão
O ex-jogador ainda comentou sobre a formação que vem sendo utilizada por Luiz Felipe Scolari nos jogos à frente do Brasil. Por muito tempo, até durante o período em que Mano Menezes comandava a Seleção, houve uma preocupação pela ausência de um camisa 10 clássico no time verde e amarelo. Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho e Kaká foram testados, mas não agradaram. Atualmente, o jogador que tem as características mais próximas a de um armador é Oscar, mas o atleta do Chelsea vem jogando pelo lado do campo.

Assim, a simbólica camisa 10 caiu no colo de Neymar, que vem vestindo-a desde a Copa das Confederações, e agradando a Edmílson. “Hoje, os camisas 10 têm um estilo totalmente diferente dos antigos, como o Zico ou o (Michel) Platini. São mais rápidos e criativos. Não que esse pessoal das antigas não fosse assim, mas os de hoje são capazes de jogar na zona morta, onde o Messi joga, cair pelos lados... E eu acho que esse camisa 10 o Brasil já tem, e é o Neymar”, decretou Edmílson, quem, por já ter atuado no Barcelona, ajudou na adaptação do astro ao clube de Camp Nou, no ano passado.

Para finalizar, o ex-volante comentou sobre a tão aguardada lista de convocados para a Copa do Mundo de 2014, que será divulgada no dia 7 de maio. Conhecedor do trabalho de Felipão, ele não espera grandes novidades na Seleção. Edmílson vê o elenco 90% fechado e acredita que o treinador tem apenas três grandes dúvidas para a lista final do Mundial.

“Acredito que as dúvidas estejam no gol, em um jogador de meio, como o Lucas e o Kaká, e no centroavante. Acho que (Felipão) está com um pé atrás com o Fred, por causa das lesões, mas é quase certo que ele vai levar o Fred, mesmo com essa dúvida. Pode haver mudanças, mas não será algo surpreendente”, opinou.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade