Futebol Internacional/Campeonato Inglês - ( - Atualizado )

Por gesto polêmico, Federação Inglesa suspende Anelka por 5 jogos

Londres (Inglaterra)

A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou nesta quinta-feira uma punição de cinco jogos ao atacante Nicolas Anelka por um suposto gesto antissemita no dia 28 de dezembro de 2013, durante o duelo entre West Bromwich e West Ham, pela 19ª rodada do Campeonato Inglês. O francês ainda foi multado em 80 mil libras (aproximadamente R$ 310 mil).

A decisão foi tomada Comissão Reguladora Independente da entidade, que entendeu que o atacante violou o artigo E3(1), que prevê consequências para atitudes consideradas “abusivas, indecentes e/ou impróprias”. Além da suspensão e da multa, Anelka será obrigado a participar de um programa de reeducação. O jogador e o clube ainda podem recorrer da punição.

O jogador do West Bromwich levantou polêmica em toda a Europa depois de comemorar um gol com um gesto conhecido como quenelle, criado pelo comediante francês Dieudonné, que é acusado de ser antissemita, e que o gesto seria uma referência a saudações nazistas. Em sua defesa, Anelka alegou que o comediante é seu amigo e que fez isso apenas para homenageá-lo. O atacante, que chegou a ser criticado até pelo governo de seu país, negou que tivesse intenção de propagar o antissemitismo.

AFP
Atacante do West Bromwich, Anelka recebeu suspensão de cinco jogos por suposto gesto antissemita

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade