Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Seleção alemã revela que camisa rubro-negra é inspirada no Flamengo

Berlim (Alemanha)

O rubro-negro mais desatento pode até se confundir quando assistir aos jogos da Alemanha nos gramados brasileiros entre junho e julho. Ao lançar a camisa alternativa listrada nas cores rubro-negras, nesta quinta-feira, a seleção germânica admitiu nas redes sociais que a inspiração do modelo surgiu mesmo do manto do Mengão.

“Agora temos a nova segunda camisa da seleção na loja oficial. Com as listras rubro-negras horizontais, é uma clara referência ao popular clube Flamengo, do Rio de Janeiro, para trazer sorte na Copa do Mundo de 2014. No espírito do Brasil, com estilo. Sua camisa para o Rio”, escreveu o perfil oficial da seleção.

Divulgação
Camisa deve ser usada no terceiro jogo da fase de grupos da Copa, contra os Estados Unidos

A diferença é que a camisa alemã terá listras mais grossas do que a atual camisa do Flamengo, lembrando inclusive o histórico manto que vestiu Zico e cia. na conquista do Mundial de Clubes de 1981.

Curiosidade histórica - A homenagem feita pelos germânicos traz consigo um fato curioso de mais de 100 anos atrás. Em 1913, o Flamengo adotou listras rubro-negras horizontais na camisa pela primeira vez, mas com frisos brancos entre as duas cores, semelhante às cores de uma cobra coral.

Assim, o uniforme ficou muito parecido com a bandeira alemã da época e, como o país virou inimigo na Primeira Guerra Mundial, os frisos brancos acabaram retirados para evitar polêmica. De lá para cá, as listras em vermelho e preto se eternizaram.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade