Futebol/Campeonato Espanhol - ( - Atualizado )

Invicto há cinco meses, Real Madrid reencontra 'algoz' Barcelona

Madri (Espanha)

Derrotado por 2 a 1 pelo Barcelona em 23 de outubro do último ano, o Real Madrid soube tirar proveito do revés no Camp Nou e, desde então, não sucumbiu diante de mais nenhum adversário. Agora líder do Campeonato Espanhol, o time comandado pelo treinador Carlo Ancelotti reencontra seu algoz neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu, em clássico decisivo pela 29ª rodada da competição nacional.

Após o revés em território catalão, a equipe branca disputou 31 partidas, somando Espanhol, Liga dos Campeões da Europa e Copa do Rei, e conquistou 26 vitórias e cinco empates. O grande momento em campo fez com que o Real Madrid revertesse a desvantagem que tinha diante de Barcelona e Atlético de Madrid, assumindo a liderança do torneio nacional na 25ª rodada.

Embalado, o time da capital tem neste final de semana oportunidade de praticamente eliminar as chances de o Barcelona ser campeão da competição. Atualmente com 70 pontos, o Real tem três pontos de vantagem em relação ao vice-líder, Atlético de Madrid, e está quatro pontos à frente do Barcelona, que aparece na terceira posição.

“Sempre considerei que eles formam uma equipe muito forte. Todos pensam desta maneira. Pode ser que eles tenham tido alguns problemas recentemente, mas continuaram ganhando suas partidas. O confronto deste domingo será muito equilibrado”, afirmou o técnico Carlo Ancelotti.

Artilheiro desta edição do Campeonato Espanhol, com 25 gols, o atacante Cristiano Ronaldo está confirmado entre os titulares dos donos da casa. Ainda no setor ofensivo, o meio-campista Gareth Bale e o centroavante Karim Benzema retornam a escalação principal. Por outro lado, o atacante Jesé, com lesão nos ligamentos do joelho direito, é desfalque certo para sequência desta temporada.

AFP
Autor de 41 gols nesta temporada, Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro do futebol europeu na atualidade

O clube catalão, por sua vez, tem oscilado em seus jogos mais recentes da competição nacional e complicou sua participação na disputa pelo título. Apesar de ter goleado o Osasuna por 7 a 0 na última rodada, o time blaugraná foi derrotado por Real Sociedad e Valladolid em menos de três semanas. Com isto, uma vitória no Santiago Bernabéu é fundamental para as pretensões do elenco do clube catalão.

“É a nossa última cartada no torneio.Uma coisa é recuperar um ponto faltando nove rodadas, enquanto outra é tirar sete pontos de desvantagem. As equipes grandes não podem perder tantos pontos. Precisamos ganhar. Nem mesmo o empate será um bom resultado para nós”, afirmou o treinador Gerardo Martino.

Principal contratação do Barcelona para esta temporada, o atacante Neymar foi o grande protagonista do clássico do primeiro turno, tendo marcado um gol e dado assistência para outro no triunfo por 2 a 1. Entretanto, o atleta brasileiro tem sido bastante questionado pela imprensa espanhola por causa de seu rendimento recente. Mesmo assim, segue como titular no setor ofensivo ao lado de Lionel Messi.

AFP
Parceria entre Messi e Neymar caiu de produção nas últimas rodadas do Espanhol
“Devemos lembrar que Neymar estava fazendo uma grande temporada, mas foi atrapalhado por uma lesão no tornozelo direito em janeiro. Não sei se jogará ou não agora, mas eu, particularmente, vejo que ele está bem adaptado ao nosso time”, analisou o lateral esquerdo Jordi Alba.

Entre os titulares, quem está assegurado é Daniel Alves. O lateral direito, inclusive, pode alcançar feito histórico neste domingo. Se sair do Santiago Bernabéu com os três pontos, o brasileiro será o atleta que mais superou o Real Madrid na história do Campeonato Espanhol, totalizando 13 triunfosem 23 partidas por Sevilla e Barcelona. Atualmente, está empatado na liderança com Gainza, César, Izaguirre, Busto, Paínza, Gorostiza, Migueli, Rojo, Alexanko e Ocej.

Confira os jogos deste domingo do Campeonato Espanhol (horário de Brasília):

13 horas – Real Betis x Atlético de Madrid
15 horas – Valencia x Villarreal
17 horas – Real Madrid x Barcelona

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade