Futebol/Copa Liberatdores da América - ( - Atualizado )

Santos Laguna goleia, já garante primeiro lugar e complica Peñarol

Torreón (México)

Depois de vencer na última rodada, o Peñarol até chegou a dar esperanças ao seu torcedor, mas voltou a evidenciar a grave crise do futebol uruguaio nesta terça-feira, quando foi goleado no México. Líder do Grupo 8, o Santos Laguna recebeu a tradicional equipe aurinegra e não tomou conhecimento do adversário. Com um show de toque de bola, a equipe mexicana fez 4 a 1, garantindo a classificação e a primeira colocação com uma rodada de antecedência.

O Peñarol ainda tentou assustar. Derrotada pelo time mexicano em casa, ainda na segunda rodada da Libertadores, a equipe uruguaia surpreendeu logo no primeiro minuto de jogo, quando o argentino Javier Toledo inaugurou o marcador para os visitantes. O lance, no entanto, foi pontual. Desde então, os donos da casa deram um show diante de seus torcedores.

Com um refinado toque de bola, o Santos Laguna não teve dificuldades para envolver a zaga uruguaia, perdida em campo com movimentação do ataque anfitrião. O empate parecia questão de tempo e não demorou a sair. Em uma dessas boas trocas de passes, o colombiano Quintero recebeu o passe de Lacerda e deixou tudo igual no marcador.

AFP
Sem maiores dificuldades, o Santos Laguna envolveu o Peñarol e garantiu a classificação antecipa às oitavas de final
O empate já era o suficiente para garantir a classificação do time mexicano, mas, muito superior ao adversário, o Santos Laguna não diminuiu o ritmo, seguiu tocando a bola e viu sua torcida aos gritos de “olé” ainda com a partida empatada. Sendo assim, não restou outra alternativa; era preciso fazer valer o incentivo das arquibancadas e passear diante de um fraco oponente uruguaio.

Na volta do intervalo, os mexicanos seguiram no campo de ataque, não chegaram apenas à vitória, pois transformaram o resultado em uma merecida goleada. O gol do desempate saiu aos 14 minutos, quando Quintero, que já havia deixado o seu, fez um passe em profundidade para Orozco, que saiu por trás da zaga e não perdeu a chance de colocar o Santos Laguna à frente do placar.

O cenário não mudou. O domínio do time da casa era absoluto, tanto que, já no fim, os anfitriões precisaram de dois minutos para dar números finais ao jogo. Aos 34, o colombiano Quintero, que já marcado o primeiro e também foi o responsável pela assistência do segundo gol, recebeu o passe de Rodríguez para marcar. Aos 35, Rentería fechou a conta.

Com o resultado, o Santos Laguna disparou na liderança do Grupo 8, garantindo a classificação e o primeiro posto, mesmo com um jogo de antecedência. Agora, com 13 pontos, os mexicanos brigam para ter a melhor campanha no geral. O Peñarol, por sua vez, corre o risco de ser eliminado ainda nesta rodada. Os uruguaios ocupam a terceira colocação, com quatro, e precisam torcer contra o Arsenal de Sarandí.

Ainda que com uma campanha irregular, o oponente argentina tem a segunda colocação do grupo, com seis pontos, precisando apenas de uma vitória para também selar a classificação com antecedência. Nesta quarta-feira, às 19h45 (de Brasília), o Arsenal de Sarandí encara o Deportivo Anzoátegui, na Venezuela.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade