Atletismo/Maratona de Paris - ( - Atualizado )

Kenenisa Bekele estreia com novo recorde da Maratona de Paris

Paris (França)

O etíope Kenenisa Bekele, recordista mundial dos 5 e 10 mil metros, disputou uma maratona pela primeira vez na carreira neste domingo. Em Paris, o fundista estreou em grande estilo e registrou a marca de 2h05min04s, novo recorde do evento realizado na capital francesa.

Bekele dominou a Maratona de Paris e percorreu os últimos quilômetros praticamente sozinho. Nos últimos oito quilômetros, no entanto, o etíope passou a sofrer e mostrou desconforto em uma das pernas, o que não o impediu de bater o recorde da prova.

“Não tinha experiências anteriores. Foi muito duro para mim”, afirmou Bekele em entrevista ao canal Eurosport minutos depois de ganhar. O etíope de 31 anos pretende disputar outras maratonas, mas mantém as provas de pista como prioridade na carreira.

Nos 5 mil metros, Kenenisa Bekele contabiliza um título olímpico e outro mundial. Nos 10 mil, são quatro ouros mundiais e dois olímpicos. Apesar da inexperiência na maratona, o etíope havia manifestado o desejo de quebrar o recorde mundial da distância em Paris, atualmente em poder do queniano Wilson Kipsang (2h03min23s).

AFP
Etíope Kenenisa Bekele estreou em grande estilo na Maratona de Paris e bateu recorde. Foto: Jacques Demarthon
A segunda colocação na capital francesa ficou com o também etíope Limenih Getachew (2h06min49s), seguido pelo queniano Luka Landa (2h08min02s). Na prova feminina, triunfou a queniana Flamene Cheyech (2h22min42s). A 38ª edição da Maratona de Paris contou com um total de 50 mil participantes.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade