Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Arena Corinthians não terá teste com capacidade máxima até a Copa

Luiz Ricardo Fini São Paulo (SP)

Uma comitiva formada por integrantes da Fifa, políticos e Comitê Organizador Local visitou a Arena Corinthians na manhã desta terça-feira e chegou a um consenso para a realização dos testes antes da Copa do Mundo. Até a abertura do torneio entre seleções, a casa alvinegra passará por pelo menos quatro eventos, mas nenhum deles com a capacidade máxima de 68 mil torcedores.

O principal teste previsto será na partida entre o time de Mano Menezes e o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro. Inicialmente agendado para a noite de 17 de maio, um sábado, o jogo pode ser adiado para o dia seguinte, já que seria possível testar a arena com luz natural, como acontecerá durante a Copa. Neste duelo contra o Figueira, o público será de 50 mil torcedores, abaixo do que o estádio receberá no torneio.

“O jogo do dia 17 ou 18 de maio será um importante teste para a Fifa, pois será possível averiguar tudo o que está funcionando ou não. A partir daí, teremos três semanas para ajustar”, afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, depois de visitar o estádio. Há ainda a possibilidade de o Corinthians usar sua casa para um jogo oficial antes, no dia 14 de maio, caso o time de Mano não elimine o duelo de volta contra o Nacional-AM, pela Copa do Brasil.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Nesta terça-feira, o palco do jogo de abertura da Copa do Mundo recebeu vistoria da comitiva da Fifa
Na partida contra os catarinenses, todos os setores de arquibancadas serão utilizados, inclusive as áreas provisórias, instaladas especialmente para a Copa. Porém, há um acordo para que não seja utilizada a capacidade máxima, pois os organizadores entendem ser possível testar tudo com cerca de 50 mil pessoas. O teste servirá para avaliar não só o estádio do Corinthians, mas também as obras realizadas pelos governos municipal e estadual. A ideia é ter tudo pronto nas áreas de mobilidade e segurança.

O primeiro teste da Arena Corinthians será realizado em 26 de abril, mas sem jogo, pois será apenas uma visita de crianças ao estádio. Posteriormente, em 1º de maio, funcionários da obra se enfrentarão em uma partida no estádio. Depois, em 10 de maio, ex-jogadores alvinegros atuarão para um público reduzido no local.

Depois disso, o grande teste será o jogo contra o Figueirense, com a chance ainda de enfrentar o Nacional-AM poucos dias antes. Por fim, a arena alvinegra será entregue à Fifa no dia 20 de maio, ficando sob o controle da entidade até a Copa. A abertura do torneio será no dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade