Futebol/Campeonato Paulista - ( - Atualizado )

Campanha do Ituano em 2014 supera a do primeiro título estadual

Itu (SP)

A campanha do Ituano no Campeonato Paulista de 2014 foi a maior de sua história. Quando comparada com o retrospecto atingido em 2002, ano em que conquistou seu primeiro título estadual, os comandados de Doriva levam vantagem sobre a equipe guiada por Pierre, Richarlyson e Basílio.

Nesta temporada, o Galo conseguiu um aproveitamento de 61% em 19 jogos, trilhando um retrospecto de dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Desses triunfos, sete foram conquistados fora de Itu. Longe de casa, o campeão paulista derrotou Oeste, Paulista, Ponte Preta, Mogi Mirim e São Paulo, além de Palmeiras (na semifinal) e Santos, no primeiro duelo da decisão, disputado no Estádio do Pacaembu.

Em 2002, quando foi campeão paulista no método de pontos corridos, a equipe, que iniciou sob o comando de Ruy Scarpino e terminou com Ademir Fonseca, conquistou 60% de aproveitamento, com uma campanha de 11 vitórias, sete empates e quatro derrotas.

Com a liderança de Anderson Salles, curiosamente o artilheiro da equipe (com seis gols) e Alemão, a defesa do Ituano de 2014 foi a menos vazada da história do clube, sofrendo apenas 11 gols em 19 jogos, totalizando em uma média de 0,57 gols por jogo. Em 2002, a defesa campeã teve média de um tento sofrido por partida.

Na campanha histórica, atuaram em todas as partidas (19) o goleiro Vágner, o zagueiro Anderson Salles e o camisa 10 Crístian. Perderam apenas uma partida os laterais Dick e Dener, os volantes Josa e Paulinho e o veloz atacante Rafael Silva. Já Alemão e Jackson Caucaia (volante) atuaram em 17 oportunidades.

Há 13 anos na principal divisão do futebol paulista, o Ituano, com a exceção de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, é o clube com mais aparições ininterruptas no torneio atualmente.

Divulgação/Fellegger
Com um aproveitamento de 61%, o Ituano de 2014 conquistou a melhor campanha de sua história na A1

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade