Futebol/Campeonato Gaúcho - ( - Atualizado )

Em Caxias, Inter joga com vantagem diante do Grêmio na final

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Três anos depois, o Rio Grande do Sul voltará a viver a expectativa de um Gre-Nal decidindo o Campeonato Gaúcho. Neste domingo, o Internacional joga por um empate diante do Grêmio para conquistar o tetracampeonato estadual. Como venceu por 2 a 1 na Arena, o Colorado pode ser campeão até com derrota por 1 a 0. A partida será no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

O local de realização do clássico foi motivo de polêmica durante a semana. Nesta quarta, o Ministério Público do Rio Grande do Sul emitiu nota declarando que o Beira-Rio não tinha condições de sediar o Gre-Nal, devido aos restos de obra em volta do estádio, que poderiam se transformar em armas nas mãos de torcedores mais exaltados dos dois clubes. Assim, o jogo foi confirmado para a Serra Gaúcha.

A mudança de local desagradou aos dois lados. “A nossa vantagem é só a de não jogar o último jogo na casa do adversário. A gente lamenta, mas não muito, senão a raiva toma conta. Mas agora é esquecer isso, pois em breve a gente volta para casa”, afirmou o meia colorado Alex, claramente descontente com a alteração do local do jogo.

Jefferson Bernardes/Site Oficial do Inter
Autor dos dois gols da reabertura do Beira-Rio, D'Alessandro anima os torcedores do Inter para a final em Caxias
“Eu queria sim jogar no Beira-Rio, por ser um estádio de Copa do Mundo. A viagem para Caxias não é longa, mas jogando em Porto Alegre a gente cansaria menos. Fora que seria muito bom conquistar um título na casa deles”, explicou o lateral gremista Wendell. O presidente do Inter, Giovanni Luigi, e o diretor de futebol do Grêmio, também manifestaram seu desagrado quanto ao futebol de o clássico não se realizar no Beira-Rio.

Dentro de campo, muito mistério. O técnico Abel Braga fechou os treinos durante a semana, mas o centroavante Rafael Moura revelou que não haverá surpresas na escalação do Inter. Juan, recuperado de lesão muscular, está de volta à zaga no lugar de Ernando. Alex está confirmado no meio-campo e Alan Patrick ganhou a posição de titular, antes ocupada por Jorge Henrique.

Lucas Uebel/Vipcomm
O argentino Barcos é a principal esperança do Grêmio para reverter a vantagem do Inter na decisão do Gaúcho
O Grêmio, por sua vez, adota a cautela. Após a derrota por 2 a 1 na Arena no jogo de ida, o Tricolor joga a responsabilidade para o lado do rival: “a gente sabe que eles estão com a mão na taça, mas vamos lá para Caxias para fazer um grande jogo”, projetou o atacante Dudu. Para o técnico Enderson Moreira, o Inter leva vantagem também por só se concentrar no Gauchão, enquanto o Tricolor está em plena disputa da Libertadores.

Assim como o atacante Luan, com uma fratura na mão, o experiente meia Zé Roberto desfalca o plantel tricolor em Caxias do Sul. O camisa 10 participou normalmente dos treinamentos da sexta-feira, em Porto Alegre, mas ficou ausente dos 20 relacionados. Neste contexto, o setor de meio-campo terá Alan Ruíz, Dudu, Maxi Rodríguez e Jean Deretti.

Além do título gaúcho, o Internacional tenta neste domingo quebrar um curioso tabu que tem marcado os Gre-Nais decisivos do Campeonato Gaúcho. Há sete partidas um mandante não ganha o clássico pela final do estadual. A última vez foi em 1999, quando o Grêmio venceu por 1 a 0 no Olímpico. Em 2006, 2010, 2011 e no primeiro jogo deste ano, ou o visitante venceu o clássico na casa alheia ou houve empate.

Arte GE.Net

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data: 13 de abril de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: Marcelo Barison e Júlio César Santos

INTERNACIONAL: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex, D’Alessandro e Alan Patrick; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Riveros, Ramiro e Alán Ruiz; Dudu e Barcos
Técnico: Enderson Moreira

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade