Futebol - ( - Atualizado )

Novo Palestra terá inédita fachada de inox inspirada em cesto de vime

São Paulo (SP)

Com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, o novo Palestra Itália adotará uma medida inédita para chamar mais atenção até de quem passa por seus arredores. Foi iniciada a instalação de placas de aço inox para uma fachada inspirada em cesto de vime.

Será a primeira fachada de arena feita com aço inox no mundo. O aspecto de cesta de vime foi definido pela decisão de não cobrir as treliças de sustentação da cobertura. “Na arquitetura, se a estrutura é bem feita e bonita, deve ficar aparente. E elas ficaram lindas”, explicou Edo Rocha, arquiteto responsável pelo projeto.

“A ideia foi criar um projeto com percepção de espaço que se tornasse referência na região e na cidade de São Paulo. Uma fachada imponente, única e inovadora que fosse percebida com impacto e emoção não pelos frequentadores do estádio, mas por todas as pessoas que passam pela rua”, continuou Rocha.

A opção pelo inox ocorreu em 2011. É um metal mais caro do que o cotado anteriormente, mas uma solução inédita e um material nobre, prático e isento de manutenção, já que se lava com a chuva. A perfuração da fachada também permite que a luz vaze do interior para o exterior da arena e vice-versa, além de promover a circulação do vento, moderando a temperatura.

Em relação às cadeiras, suas cores darão a impressão de uma série de manchas verdes. “Resolvi mudar a mesmice de alguns estádios e pensei em várias manchas verdes invadindo a arquibancada. Por isso, serão usadas três cores de verde nas cadeiras, quase como se fosse uma roupa camuflada”, falou Edo Rocha.

Divulgação
Arena será a primeira do mundo com fachada de inox e deixará visíveis as treliças que sustentam cobertura
Toda a identidade visual do estádio se baseia também no logo Allianz Parque, nome que o estádio terá por conta do acordo com a seguradora alemã Allianz. “O Allianz Parque não é apenas um novo estádio padrão Fifa, mas um dos mais avançados espaços multiuso do mundo. Estamos fazendo um grande investimento que estamos fazendo para proporcionar uma experiência única para o público”, disse Rogério Dezembro, ex-diretor do Palmeiras que, hoje, trabalha na área de entretenimento da WTorre, construtora responsável pela reforma do Palestra Itália.

Em meio aos ajustes finais do estádio, Palmeiras e WTorre mantêm discussão na Justiça sobre o contrato entre clube e construtora. O principal ponto de discordância é em relação aos assentos: a WTorre julga ter direito a todos eles, enquanto o Verdão crê que só precisa ceder 10 mil das 45 mil cadeiras do estádio.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade