Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Pensando na Libertadores, Grêmio e Galo duelam na estreia de Levir Culpi

Dos correspondentes Vicente Fonseca e Wanderson Lima Porto Alegre (RS)

Grêmio e Atlético-MG chegam para o confronto deste domingo, na Arena, pela 2ª rodada do Brasileirão, em situação muito semelhante. As duas equipes perderam na última quarta-feira pela Libertadores por 1 a 0 e precisam vencer seus adversários, na quarta que vem, em casa, para seguirem adiante no torneio continental. Em Porto Alegre, ambos devem poupar titulares, priorizando os confrontos com San Lorenzo (no caso dos gaúchos) e Atlético Nacional (adversário dos mineiros).

O Grêmio entrará com time praticamente reserva. Já após a derrota para o San Lorenzo, o Tricolor admitia abertamente a possibilidade de poupar alguns titulares no jogo deste domingo. “Nós temos um jogo decisivo na quarta-feira, e não podemos chegar com uma equipe desgastada. Vamos avaliar bem. Quem puder participar, vai participar, mas quem tiver que segurar será poupado”, definiu o técnico Enderson Moreira.

Ao todo, somente três titulares começarão o duelo com o Galo: o goleiro Marcelo Grohe, o volante Ramiro e o atacante Luan, para pegar ritmo de jogo após fratura na mão. Os demais oito titulares serão poupados. Entre as atrações, o meia Rodriguinho é a principal, fazendo sua estreia como titular do Tricolor neste domingo. Jogadores conhecidos do torcedor que vinham sendo pouco utilizados, como Saimon e Matheus Biteco, também estarão em campo.

Lucas Uebel/GFBPA
Após a derrota para o San Lorenzo, o Grêmio recebe o Atlético-MG pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro
Se o Atlético-MG demitiu Paulo Autuori após a derrota em Medellín, o afastamento de Enderson Moreira nunca esteve nos planos do Grêmio, garante a direção tricolor: “o Grêmio foi protagonista, criou oportunidades, e isso nos deixa confiantes para o jogo de volta. Nunca existiu pressão no vestiário, nem dentro do departamento de futebol. Nossa confiança nele é muito grande”, afirmou o diretor de futebol Rui Costa, após a partida em Buenos Aires.

Voltar a fazer gols e recuperar a confiança do elenco atleticano está será a primeira missão do técnico Levir Culpi, que sem perder tempo assumiu o comando da equipe na última sexta-feira, e já comandou treinamento. O treinador vai reestrear no Atlético-MG sete anos depois de deixar o clube para ir para o futebol do Japão.

Divulgação/Bruno Cantini/Atlético-MG
Criticado pela torcida, Ronaldinho Gaúcho terá que mostrar serviço para aliviar a pressão na estreia de Levir Culpi
Essa será quarta passagem de Levir pelo Galo. O técnico dirigiu o Atlético-MG entre 1994 e 1995, 2001 e 2002, e 2006 e 2007, destacou justamente o fato de conhecer bem o clube e a torcida. “Estou feliz em receber o convite para treinar o Galo. Clube que tenho grande identificação e uma história repleta de bons momentos”, disse Levir Culpi.

O Atlético-MG não marca um gol sequer há quatro jogos, jejum que tem tirado o sono dos atacantes do Galo. Fernandinho, por exemplo, não balança as redes desde novembro do ano passado. Com a chegada de um novo treinador, os atletas esperam que o time possa voltar a priorizar o ataque.

“Será muito bem recebido. A expectativa agora é fazer um bom jogo contra o Grêmio e se Deus quiser voltar a vencer. Voltar a fazer muitos gols e a vencer os jogos este é o primeiro passo para que as coisas voltem a funcionar bem no Atlético-MG. Tenho certeza que na hora certa os gols vão sair e a equipe vai poder comemorar as vitórias”, disse Tardelli.

Arte GE.Net

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de abril de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Neuza Inês Back (ambos Fifa/SC)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Moisés, Saimon, Bressan e Breno; Matheus Biteco, Ramiro, Maxi Rodríguez e Rodriguinho; Luan e Lucas Coelho
Técnico: Enderson Moreira

ATLÉTICO-MG: Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Tardelli e Ronaldinho, Fernandinho e Jô
Técnico: Levir Culpi

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade