Futebol/Copa do Mundo - ( )

Argélia vence Armênia e inicia bem a preparação para Copa

Sion (Suíça)

A seleção da Argélia iniciou de forma positiva a sua trajetória rumo ao Mundial no Brasil. Neste sábado, a equipe do norte da África venceu o amistoso disputado contra a seleção da Armênia por 3 a 1, no Estádio de Tourbillon, em Sion, na Suíça.

A sequência de resultados demonstram que a seleção argelina pode constituir um obstáculo às favoritas Rússia e Bélgica rumo à classificação para a fase de oitavas de final da Copa do Mundo 2014. Nos últimos seis jogos, levando em conta cinco confrontos pelas eliminatórias africanas e o amistoso desta tarde, a Argélia soma cinco vitórias e uma derrota, sendo que teve a defesa vazada em somente duas das seis partidas.

O amistoso diante da Armênia foi um bom teste para o setor defensivo da Argélia, já que jogadores como Henrikh Mkhitaryan, meia-atacante do Borussia Dortmund, e Yura Movsisyan, atacante do Spartak Moscou compunham a perigosa linha de ataque adversária.

Com todos os 23 selecionados jogando no futebol europeu, com destaque para clubes de França e Espanha, os argelinos apostam na solidez defensiva para conseguir passar da primeira fase da competição. Na última edição do Mundial, em 2010, a Argélia foi eliminada com apenas um ponto em nove disputados.

Os comandados do técnico Vahid Halihodzic têm mais um compromisso antes de embarcar para o Brasil. No dia 4 de junho, em Genebra, capital da Suíça, a Argélia enfrenta a Romênia no último amistoso preparatório antes da Copa do Mundo.

O jogo

A vitória dos argelinos se deu ainda no primeiro tempo. Logo aos 14 minutos, o zagueiro Esseid Belkalem abriu o placar com um leve desvio, após a cobrança de escanteio. O defensor armênio ainda tentou tirar a bola, mas não evitou o primeiro gol da seleção mandante.

Aos 22 minutos, a seleção da Argélia ampliou com gol do atacante Nabil Ghilas. A jogada começou com um desarme no campo de defesa e, após uma arrancada pelo meio, a bola foi passada para Ghilas, que dominou na ponta da área e acertou um chute forte, no alto, sem chances de defesa para o goleiro da seleção da Armênia.

A quatro minutos do fim do primeiro tempo a Argélia chegou ao terceiro gol, praticamente liquidando a partida. Após cruzamento da direita, Soudani cabeceou no travessão e, na sobra, Islam Slimani complementou para o gol para festa da torcida argelina.

Na volta do intervalo, com o resultado praticamente decidido em favor da Argélia, a seleção da Armênia foi para o ataque na tentativa de diminuir o prejuízo. No primeiro minuto na segunda etapa, o atacante Artur Sarkisov aproveitou o erro de passe na defesa argelina, dominou a bola e, com liberdade, chegou até entrada da área para tocar por baixo do goleiro e descontar um tento no placar.

Apesar do vacilo, a defesa da Argélia teve uma boa apresentação e garantiu a vitória. Mesmo com menos posse de bola que o adversário – 47% a 53% –, a Argélia foi eficaz nas investidas ofensivas, construindo o resultado em apenas 45 minutos.

AFP
Islam Slimani comemora o terceiro gol argelino apontando para a torcida (Foto: Philippe Desmazes/AFP)

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade