Futebol Internacional/Bastidores - ( - Atualizado )

Clermont Foot, da 2ª divisão francesa, contrata técnica portuguesa

Clermont-Ferrand (França)

O Clermont Foot, equipe da segunda divisão do futebol francês, anunciou nesta quarta-feira, a contratação da portuguesa Helena Costa para comanda a equipe na próxima temporada. Ela será a primeira treinadora mulher a comandar um time profissional masculino na França.

Antes de ser anunciada pelo Clermont Foot, Helena Costa, de 36 anos, foi treinadora da seleção feminina do Irã e do Catar e das divisões de base do Benfica.

A ministra das Mulheres da França, Najat Belkacem, gostou da ideia e elogiou a iniciativa em comunicado oficial: “Parabéns, Clermont Foot, por entender que dar lugar às mulheres é o futuro do futebol profissional”.

O presidente do Clermont Foot, Claude Michy, negou que a contratação seja apenas uma jogada de marketing, para que o clube ganhe visibilidade.

AFP
Helena Costa tem passagens pela seleção catare e iraniana de futebol feminino. Foto: Paulo Cordeiro
“Sonia Souid, que agencia jogadores e tem origem na região de Clermont, me contatou nos últimos dias e disse que tinha algo especial para me oferecer, indicando Helena e falando do perfil dela, dizendo que seria uma boa solução se eu estivesse procurando um novo treinador. Depois de encontra-la, decidi oferecer um contrato de dois anos”, explicou o presidente, em entrevista ao jornal Le Monde.

Entre os jogadores do time de Clermont, o clima é de curiosidade e expectativa para a nova temporada, como revela o zagueiro Lippini.

“Não posso esperar para voltar na próxima temporada e fazer parte disso. Estou realmente curioso. Será uma experiência única ser o primeiro time profissional a ser treinado por uma mulher na França. É bom, vai atrair atenção”, declarou em entrevista ao jornal L’Equipe.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade