Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Discreto em redes sociais, Neymar dá show diante das câmeras

Tossiro Neto Teresópolis (RJ)

A menos de duas semanas da primeira Copa do Mundo, Neymar se mostra bastante concentrado na preparação da Seleção Brasileira e diminuiu consideravelmente a participação em redes sociais, mas, em campo, não perde o traço midiático. No dia a dia na Granja Comary, o atacante usa as lições que aprendeu desde o Santos para brilhar mais do que os outros.

Na sexta-feira pela manhã, foi ele o último atleta a deixar a academia - muito distante do local em que fica a imprensa - e ir para o campo. Ficou, assim, sozinho para imagens de fotógrafos e câmeras de televisão. A tática foi aprendida ainda em 2010, quando o Santos criou uma área específica no clube para gerir sua imagem. Lá, ele foi ensinado também a olhar diretamente para as lentes quando concede entrevista.

Neymar sabe se vender e, não à toa, é um fenômeno de mídia. Nas pausas dos treinos, faz caretas e embaixadinhas, mexe no cabelo, gesticula para os companheiros e tira a camisa mesmo no frio serrano de Teresópolis. Se é o último do time a descer para o treino, também não é o primeiro a voltar para o interior da sede, aproveitando o máximo de tempo possível para brincar com a bola, no campo ou na caixa em que levanta areia jogando futevôlei.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Atacante tem diminuído sua participação na Internet, mas continua se exibindo bastante diante de fotógrafos
A exibição nos momentos de descontração, que era constante no Santos e diminuiu devido à transferência para o Barcelona, contrasta com uma fase discreta nas redes sociais. Desde segunda-feira, Neymar publicou apenas duas fotografias em sua conta no Instagram. Um número baixo se comparado às nove postagens dos sete dias anteriores à apresentação do elenco na Granja Comary. No Twitter, escreveu apenas cinco textos, sendo dois deles patrocinados.

Durante a Copa do Mundo, as propagandas em redes sociais estarão proibidas pela Fifa, e as empresas serão passíveis de multa sob a justificativa de marketing de emboscada. Mesmo Neymar, que faz publicidade para dez marcas diferentes, tem usado com parcimônia o período anterior ao torneio. Dentro da Seleção, há jogadores mais ativos nesse sentido, inclusive.

Na sexta-feira, o zagueiro e capitão Thiago Silva aproveitou a visita do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, e presenteou toda a delegação com celulares de uma marca que patrocina tanto ele quanto a equipe nacional.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade