Futebol/Campeonato Alemão - ( - Atualizado )

Guardiola descarta mudar filosofia: “Clube decide se sou treinador certo"

Munique (Alemanha)

Criticado após goleada por 4 a 0 para o Real Madrid, em casa, na segunda partida da semifinal da Liga dos Campeões, o técnico do Bayern de Munique, o espanhol Pep Guardiola, garantiu, nesta sexta-feira, que a eliminação vexatória não o fará repensar seus métodos de trabalho.

“Tenho minha própria filosofia e vou usá-la contra Hamburgo, Stuttgart, na final da Copa da Alemanha (diante do Borussia Dortmund) e na próxima temporada. Não vim aqui para mudar a cultura do futebol alemão, mas tenho que aplicar minhas próprias ideias sobre o jogo. Não posso ensinar aos jogadores os conceitos de outros treinadores. Então, eles precisam se adaptar às minhas ideias”, disse Guardiola em entrevista coletiva.

Convicto de que sua filosofia pode manter o Bayern como uma das principais potências do futebol mundial, o espanhol deixa a decisão sobre a sua permanência nas mãos da diretoria.

“Não posso ser o técnico do Bayern se tiver que dizer coisas com as quais não concordo. Isso seria ruim para o clube e os jogadores, que são inteligentes. Eles não confiariam em mim se não fosse verdadeiro comigo mesmo. Cabe ao clube decidir se sou o treinador certo para a equipe. Não é minha tarefa”, afirmou.

AFP
Desolado, Guardiola lamenta derrota para o Real
Já planejando a próxima temporada, Guardiola disse esperar que Thomar Müller, Javi Martínez e Mario Götze, principais envolvidos em especulações, permaneçam. Sobre a contratação de reforços, o treinador afirmou que conversará com a diretoria após a final da Copa da Alemanha.

“Estou satisfeito com nosso elenco. Tivemos ótimas atuações com esses jogadores em nosso esquema. A derrota para o Real nada muda. Entendo que os jogadores querem jogar. Compreendo Thomar Müller, Javi Martínez e Götze, mas tenho que decidir o que é melhor para o time. Cada atleta quer jogar seu próprio jogo, mas isso é simplesmente impossível. Tenho que convencê-los qual é a melhor forma”, declarou.

Até o fim da temporada, o Bayern fará mais três jogos. Bicampeão alemão por antecipação, o time de Munique cumpre tabela na Bundesliga diante de Hamburgo e Stuttgart, nos dois próximos sábados, respectivamente. No dia 17 de maio, os bávaros disputam, em Berlim, a final da Copa da Alemanha, contra o Borussia Dortmund.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade