Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

A poucos dias do Mundial, Seleção Brasileira é tema de exposições

São Paulos (SP)

O clima de Copa do Mundo já está começando a invadir a cidade de São Paulo. A partir do fim do mês de maio, a capital paulista irá receber duas exposições que tem como tema a participação da Seleção Brasileira nas edições da Copa do Mundo.

Ambas as exposições, tanto no SESC Carmo quanto no Museu do Futebol, objetivam valorizar a cultura do futebol, prática esportiva que está entrelaçada na cultura nacional, e os atletas que já vestiram o verde-amarelo para defender o Brasil.

Pela vontade popular

A partir desta sexta-feira, dia 23 de maio, até o dia 31 de julho de 2014, o SESC Carmo promove a exposição Seleção Brasileira de Todos os Tempos unindo caricaturas do artista Dodô Vieira, sob curadoria de Ubiratan Nunes Rezende.

As caricaturas dos atletas e treinadores que se destacaram defendo a Seleção Brasileira nos Mundiais receberam mais de 25 mil votos populares a partir de monitores multimídia, cédulas de papel e no portal do SESC São Paulo.

Divulgação
A caricatura de Ronaldo Fenômeno é uma das 11 escolhidas para a Seleção de Todos os Tempos. (Desenho de Dodô Vieira)

A presença da caricatura na exposição depende de alguns critérios, que foram estipulados pelo próprio curador da mostra. Em primeiro lugar, a participação em ao menos um mundial como titular da Seleção Brasileira e ter sido mencionado na lista de melhores jogadores de todos os tempos por publicações especializadas, como a France Football (França), World Soccer (Reino Unido) e Placar (Brasil).

Como resultado final do projeto, a mostra reúne 11 caricaturas de atletas, que formam a seleção de todos os tempos, entre eles Ronaldo, Romário e Garrincha e do técnico Telê Santana, que dirigiu o Brasil nos Mundiais de 1982 e 1986.

Além das caricaturas, dois painéis interativos estão expostos, para que os visitantes integrem grandes cenas do futebol mundial - recriadas em desenhos do artista - e registrem o momento. Os visitantes podem ser fotografados com a almejada Taça de Campeão Mundial ou entre os atletas brasileiros, no pódio da Copa das Confederações de 2013.

Quando? De 23 de maio a 31 de julho de 2014; de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h30.
Onde? Área de Convivência – SESC Carmo. Rua do Carmo, 147 – Centro – São Paulo
Para mais informações: (11) 3111-7000


No Museu do Futebol

No próximo dia 27, terça-feira, às 9h, inaugura no Museu do Futebol a exposição Brasil 20 Copas. A mostra, sob curadoria da equipe técnica do Museu do Futebol, tem como princípio contar a história dos campeonatos que ganhamos, perdemos e aqueles com os quais jamais deixamos de sonhar.

Segundo o diretor do IDBrasil – entidade que coordena as atividades do Museu -, Luiz Bloch, “o que buscamos nessa exposição foi fugir do óbvio. Vamos surpreender todos os visitantes”.

A exposição, que ficará em cartaz até o dia 7 de setembro de 2014, proporcionará aos visitantes uma viagem através de todas as copas, por meio de um curta-metragem de doze minutos, que resume a trajetória brasileira nos Mundiais.

A cenografia da mostra é pensada para apresentar um ambiente interativo ao público, no qual ele possa montar sua trajetória para compreender a história de todos os campeonatos. Como parte da cenografia, há uma área na qual os objetos montam uma cronologia sobre a Seleção Brasileira, entre eles a camisa azul de Didi, do Mundial de 1958, a réplica da Taça Jules Rimet e as bolas das finais de 1958 e 1962.

Como forma de incentivar a participação do público, a organização da exposição criou um canal de vídeos no Youtube chamado Brasil 20 Copas, onde o visitante poderá dar seu próprio depoimento sobre uma experiência vivida durante a Copa.

Quando? De 27 de maio a 07 de setembro; de segunda-feira à sábado, das 9h às 21h.
Onde? Museu Do Futebol – Praça Charles Muller, s/n
Entrada: R$ 6. Meia entrada para estudantes, professores e idosos.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade