Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Para embalar, Flamengo faz clássico contra desencantado Fluminense

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Fluminense e Flamengo se encontram neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), para mais um clássico carioca, dessa vez pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor está melhor colocado na tabela de classificação, com seis pontos conquistados, dois a mais que os flamenguistas. Porém, o Rubro-Negro entra em campo mais embalado após vencer, de virada, o Palmeiras no fim de semana passado. O time das Laranjeiras, por sua vez precisa reagir após derrota de 2 a 1 para o Vitória.

O triunfo neste domingo é considerado fundamental pelas duas equipes por questões estratégicas. Para o Flamengo a missão realmente é embalar na competição, já que, após um início sob muita desconfiança do torcedor, a vitória sobre o Palmeiras, com uma virada espetacular no segundo tempo, mudou o cenário para o time de Jayme de Almeida.

“Nós conseguimos uma vitória muito importante contra o Palmeiras, quando demonstramos poder de reação após irmos para o intervalo perdendo. Agora teremos pela frente um clássico e podemos embalar de vez no Campeonato Brasileiro. O Flamengo deseja brigar na parte de cima da tabela de classificação e, por isso, ganhar um clássico contra o Fluminense é algo que precisamos”, projetou o treinador.

Divulgação/Flamengo
A vitória sobre o Palmeiras na última rodada mudou o clima entre os flamenguistas (Crédito: Gilva de Souza)
Já pelo lado do Fluminense o triunfo neste domingo atende pelo nome de recuperação. “Um clássico é sempre uma grande oportunidade de recuperação, pois costuma ser um duelo sempre muito equilibrado onde a vitória motiva para a sequência na temporada. Portanto, ganhar do Flamengo, além da recuperação, vai representar um novo ânimo para o nosso time”, adiantou o volante Jean.

Apesar da necessidade de vitória dos dois lados, o respeito é grande entre os times. A boa fase não é motivo para Jayme de Almeida se iludir com uma vitória fácil. Já do outro lado, o discurso de Cristóvão Borges é respeitar a qualidade do elenco rubro-negro, que tem jogadores capazes de decidir um confronto equilibrado como este em poucos detalhes.

“O Flamengo tem jogadores de qualidade e experientes. Merece o nosso respeito, pois tem atletas capazes de decidir o jogo a qualquer momento. O Fluminense precisa estar concentrado, não dar margem para que o nosso adversário ganhe a partida em um erro nosso. Se conseguirmos isso vamos dar um passo grande para a vitória, uma vez que também temos bastante qualidade em nosso plantel”, explicou o treinador do Fluminense.

Se o Fluminense teme a qualidade do Flamengo, os rubro-negros demonstram preocupação principal com um nome do rival. Trata-se do atacante Fred, que esta semana foi convocado pelo técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, para a disputa da Copa do Mundo.

Nelson Perez/Fluminense FC
Convocado para defender a Seleção na Copa, Fred tem a missão de comandar a reação do Fluminense
“Temos que estar os noventa minutos ligados. É um cara que aparece pouco no jogo, mas é sempre decisivo. Com uma simples movimentação, ele se coloca em boa condição para finalizar. Se vencermos, o moral vai ser maior para a sequência do trabalho”, afirmou o volante Márcio Araújo, que vem se adaptando ao clube carioca e já balançou as redes no último domingo, justamente contra o seu ex-time Palmeiras.

Em termos de escalação o Fluminense está definido e Cristóvão Borges vai repetir a formação que foi derrotada pelo Vitória. Já no Flamengo, o lateral direito Leonardo Moura, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras, reaparece na vaga do atacante Negueba. Com isso, o volante Luiz Antonio retorna ao meio-de-campo. O meia argentino Lucas Mugni, que entrou no decorrer do jogo contra o Verdão tendo papel decisivo na virada, ganha uma chance no lugar do atacante Nixon. Assim, o esquema com três atacantes perde espaço para o tradicional 4-4-2.

As duas equipes já se enfrentaram uma vez nesta temporada, pelo Campeonato Carioca, conquistado pelo Flamengo. Porém, naquele duelo quem levou a melhor foi o Fluminense, que atropelou o rival ganhando por 3 a 0. Michael, Elivelton e Walter marcaram os gols daquele confronto no Maracanã.

Arte GE.Net

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X FLAMENGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de maio de 2014 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wagner e Darío Conca; Rafael Sobis e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Víctor Cáceres, Luiz Antônio, Márcio Araújo e Lucas Mugni; Paulinho e Alecsandro
Técnico: Jayme de Almeida

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade