Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( )

Também com sete jogos, Valentim pode superar desempenho de Jorginho

Yan Resende, especial para a GE.Net São Paulo (SP)

Alberto Valentim terá o mesmo tempo de trabalho de outro interino que agradou bastante à torcida palmeirense após uma rápida passagem. Com a decisão do argentino Ricardo Gareca de assumir o comando da equipe apenas após a Copa do Mundo, o atual treinador ficará no cargo por sete jogos, e precisa vencer os dois compromissos restantes para superar Jorginho, responsável por colocar o Verdão na liderança do Campeonato Brasileiro de 2009.

Chamado para ocupar o lugar deixado por Vanderlei Luxemburgo, Jorginho chegou ao comando do Verdão em situação parecida com a de Alberto Valentim. Responsável pelo Palmeiras B na época, o treinador não despertava confiança na torcida, mas uma boa sequência de jogos o fez cair nas graças dos palmeirenses.

Depois de assumir o cargo com o time do Palestra Itália na quarta colocação, Jorginho ficou no comando alviverde por sete jogos, emplacando cinco vitórias, um empate e uma derrota. O desempenho surpreendente, que correspondeu ao melhor de um treinador palmeirense na ultima década – 76% de aproveitamento -, levou a equipe à liderança do Brasileirão, dividida na ocasião com o Atlético-MG.

Montagem sobre foto de Djalma Vassão/Gazeta Press
Alberto Valentim terá dois jogos para superar o desempenho de Jorginho como interino do Palmeiras
Mesmo com a ascensão na classificação, inclusive com vitória sobre o Corinthians, a diretoria do Palmeiras da época preferiu trazer um treinador mais renomado para a sequência na competição. Tricampeão pelo São Paulo, Muricy Ramalho foi o encarregado de tirar a equipe alviverde da fila de títulos, mas acabou fracassando e sequer garantiu uma vaga na Libertadores de 2010.

Com uma história bastante parecida, Alberto Valentim sofreu sua primeira derrota neste domingo, mas o revés ainda não é o suficiente para tirar a possibilidade de o treinador superar o último interino que encantou a torcida palestrina. O atual comandante terá o mesmo tempo de trabalho, podendo chegar até a seis vitórias nos sete jogos, equivalente a 85% de aproveitamento.

O primeiro desafio de Valentim foi contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, quando findou uma sequência negativa de três derrotas. Desta forma, ganhou força para espantar a zebra na Copa do Brasil e eliminar o Sampaio Corrêa. De volta à Série A, o interino também bateu o Vitória, fora de casa, e o Figueirense, como mandante – apesar de o jogo ter sido realizado em Araraquara.

No quinto jogo da série, realizado após a apresentação de Ricardo Gareca, o desempenho não foi o mesmo. A invencibilidade de Alberto Valentim caiu diante da Chapecoense, em Santa Catarina. Sendo assim, o treinador precisa vencer os dois jogos restantes para superar Jorginho. Antes da parada para a Copa do Mundo, o Palmeiras terá pela frente o Botafogo, em Presidente Prudente, e o Grêmio, no Sul.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade