Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Teresópolis se pinta de verde e amarelo para Seleção e turistas

Tossiro Neto Teresópolis (RJ)

Não há em Teresópolis um quarteirão que não faça alusão à Seleção Brasileira. Casa do time treinado por Luiz Felipe Scolari a partir da manhã desta segunda-feira, na preparação para a Copa do Mundo, a cidade está completamente pintada de verde e amarelo, a começar pela bandeira nacional no portal de entrada.

Bandeiras de todas as 32 nações que disputarão o torneio, a propósito, ajudam a enfeitar o pórtico da cidade desde sexta-feira. A brasileira é a primeira do lado direito, seguida por Croácia, México e Camarões, adversários da Seleção na primeira fase, exatamente nessa ordem. A que abre a fila da esquerda é da Espanha, campeã mundial de 2010.

No caminho até o centro, predomina a combinação verde-amarela. Além dos ônibus municipais, postes, praças, postos de gasolina, lojas, restaurantes e até igrejas carregam referências às cores da Seleção, a qual fará todos os seus treinos na Granja Comary (propriedade da Confederação Brasileira de Futebol) e deixará a cidade somente para disputar as partidas.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Entrada da cidade tem bandeiras das 32 seleções que disputarão a Copa; a primeira da direita é a do Brasil
O isolamento deve fazer com que os 23 convocados não consigam ver toda essa decoração especial, já que o CT é próximo da entrada, antes das ruas principais do comércio teresopolitano. Até chegarem de ônibus à Granja Comary, provavelmente muito assediados, verão basicamente alguns banners com mensagens de apoio e caricaturas de Neymar e companhia.

Os esforços da prefeitura e da população para embelezar a cidade, no entanto, não foram em vão, e têm como objetivo fomentar o turismo do local. A expectativa da cidade de pouco mais de 160 mil habitantes é de receber 100 mil visitantes durante a Copa. Neste domingo, um dia antes da chegada da equipe, muitos já haviam se instalado em pousadas ou hotéis recém-construídos.

A fim de que a nova demanda possa ser bem atendida, foi firmada ainda uma parceria com a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) para que estudantes de Turismo prestem atendimento aos visitantes. Ao todo, 19 universitários atuarão em centros de informação.

A abertura da competição será em 12 de junho, com o duelo entre Brasil e Croácia, em Itaquera. Antes disso, o selecionado nacional faz amistosos contra Panamá (em 3 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia) e Sérvia (três dias depois, no Morumbi, em São Paulo).

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade