Futebol/Copa do Mundo 2014 - ( - Atualizado )

Valcke prevê problemas para torcedores: “Maior desafio será deles”

São Paulo (SP)

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta sexta-feira que os torcedores serão os mais desafiados durante a Copa do Mundo. Citando a Alemanha, país-sede do Mundial de 2006, como exemplo, o dirigente alertou as pessoas sobre as dificuldades de locomoção e as restrições de acomodação.

"Minha mensagem para os torcedores seria: apenas certifique-se de que você está organizado para ir ao Brasil. Você não pode dormir na praia, primeiramente porque é inverno. Certifique-se de organizar sua acomodação, você não pode simplesmente chegar com uma mochila e começar a andar. Não há trens, você não pode dirigir (de uma cidade-sede para outra)”, afirmou.

De acordo com o dirigente, as dificuldades logísticas foram agravadas pelo número excessivo de cidades-sedes: 12.

AFP
Jérôme Valcke está preocupado com a estrutura que o Brasil oferecerá aos torcedores durante a Copa
"É verdade que você multiplica o risco ao ter mais estádios. Mas você enfrenta uma situação quanto tem um governo e um presidente, à época Lula, que está explicando para você que a... Copa do Mundo deve ser para todo o Brasil e não para algumas cidades", disse.

Temendo filas e atrasos nos aeroportos, Valcke fez uma crítica velada às obras de infraestrutura. “Isso (decisão por 12 sedes) foi em 2009, e você poderia esperar que em cinco anos pudesse haver mudanças. Cinco anos para um país garantir que, quando uma decisão é tomada a pedido desse mesmo país, a estrutura esteja montada para entregar o que você acordou”.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade