Futebol/Copa do Mundo 2014 - ( - Atualizado )

Alemães apostam em presença de Cristiano Ronaldo na estreia da Copa

Santa Cruz Cabrália (BA)

Os problemas físicos de Cristiano Ronaldo – que ainda sofre os reflexos de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e uma inflamação no joelho esquerdo – não são suficientes para fazer os alemães acreditarem que o craque da seleção portuguesa corre o risco de ficar fora do primeiro jogo. Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, o assistente técnico Hans-Dieter Flick disse que Portugal será um adversário perigoso mesmo se Ronaldo não jogar.

“Acreditamos que (Cristiano Ronaldo) vá jogar. Mas acho que a seleção de Portugal está preparada para jogar sem ele, apesar de acreditar ser pouco provável ele não estar em campo. A seleção deles será um grande adversário, temos um grande respeito, mas sabemos nossos pontos fortes. Temos autoconfiança. Todos sabem que o primeiro jogo de uma Copa pode fazer ou desfazer uma equipe. Estamos com o pensamento positivo em relação ao primeiro jogo”, disse Flick.

Ao lado do auxiliar de Joachim Löw, o principal líder e capitão da equipe, Philipp Lahm, endossou a declaração de Flick. “Também acredito que ele estará em campo, mas não temos nenhuma influência sobre isso. Estamos apenas nos preparando para o caso de ele jogar. Enfrentar a Alemanha é sempre muito especial, por isso sei que ele (Ronaldo) fará tudo o que puder para ganhar”.

AFP
Aos 30 anos, Philipp Lahm levantar pela primeira vez a taça da Copa do Mundo (foto: Patrik Stollarz)
Ainda sem saber se atuará no meio de campo ou na lateral-direita, mas disposto a ajudar onde Löw achar necessário, Philipp Lahm espera um duelo tão difícil quanto o último contra os portugueses: pela Eurocopa de 2012, quando a Alemanha venceu por 1 a 0, na estreia da competição.

“Há dois anos, Portugal já era muito forte. Nós definitivamente tivemos sorte de ganhar aquele jogo. E durante a competição (Eurocopa), eles provaram que atingiram tal nível ao serem eliminados pela Espanha nos pênaltis. É um grande rival logo de cara, então, se não ganharmos, já vamos pressionados para a sequência. Por isso, a Copa do Mundo é tão interessante”, afirmou Lahm.

Alemanha e Portugal se enfrentam na próxima segunda-feira, em Salvador, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada do Grupo G. Na sequência, os alemães enfrentam Gana - dia 21, na Arena Castelão, em Fortaleza - e os Estados Unidos - dia 26, na Arena Pernambuco, em Recife.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade