Futebol/Copa do Mundo - ( )

Aos 21 anos, Campbell, destaque da Costa Rica, já era artilheiro na base

Fortaleza (CE)

Não é por acaso que Joel Campbell se destacou na partida do último sábado entre Costa Rica e Uruguai e comandou a excelente vitória de seu país por 3 a 1 na primeira rodada do Grupo da Morte, que ainda conta com Inglaterra e Itália. O camisa 9 costa-riquenho tem fama de artilheiro desde as categorias de base. Em 2011, foi ele quem marcou mais gols no Campeonato Sub-20 da Concacaf.

O atacante nasceu em San José e iniciou sua carreira profissional em 2009 no clube Saprissa, no qual jogou desde as categorias de base. As equipes da Europa logo perceberam o potencial do centroavante que também pode atuar pelas alas e Campbell se despediu do time costa-riquenho em 2011, quando foi vendido ao Arsenal, da Inglaterra.

Se em 2014 a Inglaterra cruzará novamente seu caminho, naquele ano ainda não entraria em definitivo em sua história. Com dificuldades para conseguir um visto de trabalho para seu mais novo atacante, os Gunners emprestaram o jogador para o Lorient, da França, o Bétis, da Espanha, e o Olympiacos, da Grécia, elenco do qual atualmente faz parte.

AFP
Joel Campbell comemora seu primeiro gol em Copas do Mundo com homenagem ao filho, ou filha, que ainda não nasceu; jogador foi o grande destaque da partida contra o Uruguai

Antes de representar a Costa Rica no Sub-20, Campbell passou pelo Sub-17, época em que disputou pela primeira vez o Campeonato da Concacaf em 2009. Nos últimos anos, foi peça chave no elenco do técnico Jorge Luis Pinto para que os costa-riquenhos conseguissem sucesso nas eliminatórias da Copa do Mundo. Em 15 jogos, marcou quatro gols.

De acordo com o site oficial da Fifa, Joel Campbell “é um talentoso atacante, que atua com precisão, agilidade e constância nos gramados”.

Pinto reconheceu o talento de seu camisa 9 e elogiou sua atuação no primeiro jogo de Copa do Mundo. “Foi importantíssimo pelo que sabem fazer em espaços reduzidos. Mano a mano, ele nos dá vantagem. Sabíamos que cairia bem ali”.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade