Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Após polêmica, Fifa escala provável juiz da final em jogo da Croácia

Rio de Janeiro (RJ)

O português Pedro Proença, apontado como um dos melhores árbitros da atualidade, foi escalado pela Fifa para o duelo entre Camarões e Croácia, que acontece na quarta-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus, às 19h (de Brasília), pela Copa do Mundo de 2014.

Muito elogiado pela imprensa portuguesa, Proença, de 43 anos, é tido como favorito para apitar a final deste Mundial, o que só não deve acontecer caso Portugal seja um dos finalistas. O juiz, que integra o chamado “grupo de elite” de árbitros da Fifa, é conhecido por estudar as equipes antes ir para o jogo e admitir seus erros publicamente.

No currículo do português está a arbitragem da final da Liga dos Campeões de 2012, entre Chelsea e Bayern de Munique, vencida pelos ingleses nos pênaltis. No mesmo ano, Proença apitou a final da Eurocopa, realizada na Polônia/Ucrânia, entre Espanha e Itália. Na ocasião, os espanhóis venceram por 4 a 0.

A escalação do árbitro, que não foi escolhido para nenhum jogo da primeira rodada, acontece após intensas reclamações de jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes da seleção croata de futebol quanto à polêmica arbitragem do jogo de abertura, entre Brasil e Croácia.

AFP
Pedro Proença estreará na Copa do Mundo apitando o duelo entre Croácia e Camarões

As reclamações surgiram depois que o juiz japonês Yuichi Nishimura assinalou um pênalti duvidoso de um zagueiro croata em Fred, enquanto a partida ainda estava empatada. Os croatas também se indignaram com o fato de o árbitro não falar inglês.

Outros jogos - A Fifa também divulgou a escala de arbitragem de outras partidas da segunda rodada da Copa do Mundo. O norte-americano Mark Geiger estará no duelo entre Espanha e Chile. Já o argelino Djamel Haimoudi foi designado para Austrália x Holanda. Todos os jogos estão marcados para quarta-feira.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade