Futebol/Copa 2014 - ( )

Argentina mantém escrita e segue 100% contra Nigéria em Copas

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Não chega a ser um exagero dizer que Argentina x Nigéria já é um clássico da história recente da Copa do Mundo. Afinal, nos últimos seis Mundiais, as seleções já se enfrentaram quatro vezes. Com a vitória por 3 a 2 nesta quarta-feira no Beira-Rio, os argentinos mantiveram a escrita: venceram todos os jogos dos nigerianos em Mundiais.

A primeira partida da história completou 20 anos justamente nesta quarta-feira. Foi também o último jogo de Maradona em Copas. Em Boston, a Argentina venceu por 2 a 1, com dois gols de Caniggia, com Siasia descontando para os africanos. Oito anos mais tarde, Batistuta fez o único gol da partida da Copa da Coreia do Sul e do Japão. O outro confronto foi em 2010, e deu Argentina de novo, 1 a 0, gol do zagueiro Heinze.

O confronto entre argentinos e nigerianos decidiu também duas vezes o Torneio Olímpico de futebol masculino. Em 1996, a Nigéria levou a melhor, ganhando por 3 a 2 em Atlanta. Doze anos depois, em Pequim, os argentinos deram o troco, ganhando por 1 a 0.

Com a vitória desta quarta-feira, a Argentina acabou o Grupo F na liderança, com nove pontos e 100% de aproveitamento, enquanto a Nigéria foi a vice-líder, com quatro. Os argentinos voltam a campo terça-feira, enfrentando o segundo colocado do Grupo E, pelas oitavas de final, em São Paulo. Os nigerianos pegam o líder desta mesma chave, segunda, em Brasília.

AFP
Com dois gols, Lionel Messi comandou a vitória da Argentina sobre a Nigéria, nesta tarde, em Porto Alegre-RS